A passagem da depressão Cláudia pelo nosso país deixou um rasto de devastação. Além dos prejuízos materiais – que ainda estarão a ser contabilizados -, este fenómeno meteorológico teve outras consequências ainda mais devastadoras: a morte de três pessoas.
Recorde-se que um casal com mais de 80 anos morreu, na quinta-feira, depois de a sua residência ter ficado inundada devido à chuva forte que caiu durante a madrugada, em Pinhal de General, na freguesia de Fernão Ferro.
Ontem, em Albufeira, no Algarve, um fenómeno de vento extremo – equiparado a um tornado – matou uma mulher de 85 anos com nacionalidade britânica.
Recorde-se que Portugal continental registou 815 ocorrências entre as 00h00 e as 18h00 de sábado devido ao mau tempo, principalmente inundações -, a maioria na Área Metropolitana do Porto, seguindo-se a região do Algarve, segundo fonte oficial da Proteção Civil à Lusa.
Depois de alguns dias sob aviso laranja, devido à passagem da depressão Cláudia, o mau tempo começa a abrandar em Portugal continental, prevendo-se ainda, contudo, precipitação, por vezes forte, de granizo, acompanhada de trovoada no litoral oeste, e vento forte no litoral oeste e terras altas.
A agitação marítima continuará também forte durante o dia de hoje.
Veja as imagens da passagem da depressão Cláudia pelo nosso país durante o dia de ontem na galeria acima.
Leia Também: Depois de Fernão Ferro, Albufeira. Depressão Cláudia já provocou 3 mortos