Marques Mendes preocupado com ONU “irrelevante”

“As Nações Unidas são uma completa irrelevância. Não é culpa de António Guterres, mas a ONU deixou de ser uma instância de prevenção e de mediação de conflitos, não tem hoje capacidade de antever, mediar, regular e resolver os conflitos no mundo, o que é muito preocupante”, afirmou Marques Mendes.

 

O candidato presidencial falava no Encontro ‘Mafra Dialogues’, sobre “Diplomacia da Paz & Prevenção de Conflitos”, em Mafra, no distrito de Lisboa.

Luís Marques Mendes defendeu que se vive a “crise à escala global mais grave desde a Segunda Guerra Mundial”, existindo “várias crises dentro da crise mundial”, apontando cinco problemas “para enfrentar”, um deles o da ONU.

A “estratégia disruptiva” da nova administração americana é outro, defendendo que “é muito preocupante” para o mundo ocidental, tendo em conta que o “desprezo pela NATO e pela Europa” do presidente Donald Trump.

O conflito entre Rússia e Ucrânia e as guerras comerciais impulsionadas pelas sanções impostas entre países “podem levar a uma recessão à escala mundial” são outros problemas que apontou.

Os problemas da Europa de “falta de liderança política eficaz”, de perda de competitividade económica face aos Estados Unidos da América e de falta de investimento na defesa e segurança contribuem também para a crise, considerou.

Leia Também: Ucrânia denuncia à ONU e Cruz Vermelha execução de 5 soldados em Kursk

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Scroll to Top