“Normalidade”. Qatar reabre espaço aéreo após ataque contra base dos EUA

“A Autoridade Geral de Aviação Civil anuncia a reabertura do tráfego no espaço aéreo do Estado do Qatar e o regresso à normalidade”, lê-se na rede social X (antigo Twitter).

 

O Irão reivindicou o ataque contra a base de Al-Udeid, no Qatar, uma das principais instalações militares norte-americanas no Médio Oriente, justificando-o como retaliação aos bombardeamentos dos EUA às centrais nucleares de Fordo, Natanz e Isfahan, no domingo.

O Qatar adiantou que o Irão disparou 19 mísseis contra a base aérea dos EUA, sem causar vítimas, em declarações do major-general Shayeq Al Hajri aos jornalistas.

O número de mísseis difere de um número dado pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, que disse que, entre os 14 mísseis disparados, 13 foram derrubados e um foi “libertado” porque não representava uma ameaça.

A base de Al-Udeid alberga o Centro de Operações Aéreas Combinadas dos EUA, que assegura o comando e o controlo do poder aéreo na região, bem como a 379.ª Ala Aérea Expedicionária, a maior do mundo.

Os bombardeamentos em solo iraniano e na base norte-americana no Qatar deram-se no âmbito da guerra entre Israel e o Irão, desencadeada em meados de junho, por bombardeamentos israelitas contra território iraniano, o que levou à retaliação de Teerão.

Leia Também: Qatar diz que Irão disparou 19 mísseis contra a base aérea dos EUA

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Scroll to Top