Rebentamento de pneu: Entenda a possível causa do acidente de Diogo Jota

Uma situação assustadora ao conduzir, especialmente a velocidades mais altas, é o rebentamento de um pneu de um carro. Mas pode acontecer, independentemente da velocidade de circulação, e representa riscos de acidentes graves.

 

De acordo com as primeiras informações da imprensa internacional, o acidente que esta quinta-feira vitimou o futebolista Diogo Jota e o irmão André Silva pode ter resultado do rebentamento de um pneu.

Como é tendência de toda a indústria, os pneus são cada vez mais seguros, graças aos materiais e técnicas empregues na sua conceção. Do mesmo modo, os automóveis – em especial os mais modernos – têm sistemas que avisam para potenciais defeitos ou problemas de pressão.

Morte de Diogo Jota. Guardia Civil admite rebentamento de pneu

Morte de Diogo Jota. Guardia Civil admite rebentamento de pneu

As autoridades espanholas admitiram que o acidente de viação que vitimou o futebolista português Diogo Jota e o irmão, em Zamora, Espanha, pode ter sido provocado pelo o rebentamento de um pneu.

Lusa | 10:29 – 03/07/2025

Mesmo assim, o risco não é nulo. Desde negligência com a manutenção e mudança dos pneus, a excesso de carga ou de velocidade, assim como o contacto com irregularidades do piso e objetos, podem originar a situação temida de um rebentamento.

  • Calor: Se a temperatura interior de um pneu subir, o ar dentro do pneu – sob pressão – aquece e expande-se. Este é um problema, sobretudo, no verão. Pode chegar a um ponto de rutura em casos extremos.
  • Pressões incorretas: Pressões fora dos parâmetros, seja por excesso ou por defeito, podem causar rebentamentos. A causa mais comum destes incidentes é pressão menor do que o recomendável (portanto, menos ar no pneu) As paredes laterais vão flexionar e a superfície de contacto com o piso é maior – o que gera mais fricção. Daí, é gerado mais calor, e voltamos ao ponto interior. A integridade da borracha do pneu também pode ficar comprometida.
  • Velocidade em excesso: Quanto maior a velocidade, maior o ‘stress’ colocado no pneu e maior a temperatura gerada, o que pode levar a rebentamento.
  • Carga em excesso: As viaturas são concebidas para transportar um peso máximo entre ocupantes e carga. E os níveis de pressão dos pneus recomendáveis também podem variar consoante os quilogramas a bordo. Se as indicações do fabricante forem desrespeitadas, o funcionamento dos pneus pode ficar comprometido de tal forma que chega ao ponto de rebentamento.
  • Estado do pneu: Deve verificar regularmente o estado e integridade do pneu. Mesmo que não exista um desgaste acentuado, a borracha pode estar danificada. Quando o pneu é mais velho, a borracha pode ficar ressequida e oxidada, comprometendo toda a segurança.
  • Contactos com objetos/irregularidades da via: Um pneu em bom estado pode rebentar subitamente se atingir irregularidades no piso ou for perfurado gravemente por um objeto na via – embora, na maioria das situações, o resultado sejam furos lentos.

Leia Também: Morreu o internacional português Diogo Jota após acidente de carro

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Scroll to Top