Motor de busca rival do Google vai permitir esconder imagens de IA

Por muito divertido que seja criar imagens com recurso a Inteligência Artificial, é certo que esta maior proliferação de conteúdo gerado artificialmente poderá criar mais notícias falsas e desinformação, levando por conseguinte à necessidade de, enquanto internautas, termos de desconfiar de praticamente tudo o que vemos na Internet.

 

O motor de busca DuckDuckGo – uma proposta conhecida por ter sido desenvolvida com a privacidade dos utilizadores como pripridade – pretende lidar com este problema e foi anunciado um novo filtro que permite remover dos resultados imagens geradas com recurso a Inteligência Artificial.

“A nossa filosofia sobre funcionalidades de Inteligência Artificial é ‘privado, útil e opcional’. O nosso objetivo é ajudar-te a encontrares o que estás à procura. Deves decidir por ti quanta Inteligência Artificial queres na tua vida – isto se quiseres de todo”, pode ler-se na publicação partilhada pelo DuckDuckGo na rede social X.

“Com esse objetivo, adicionámos uma nova opção para esconder imagens geradas com Inteligência Artificial nos teus resultados quando estiveres a procurar por imagens no DuckDuckGo”, pode ler-se em outra mensagem da empresa.

A empresa responsável pelo DuckDuckGo afirma que as imagens são bloqueadas se tiverem proveniência de sites e blogues conhecidos por partilharem conteúdo de Inteligência Artificial, recorrendo a listas ‘open-source’ feitas manualmente. A empresa reconhece que este filtro poderá não conseguir remover 100% das imagens geradas com IA, sendo no entanto certo que deverá ser uma boa ajuda.

Leia Também: Líder da Perplexity critica Google e diz que empresa tem um “dilema”

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Scroll to Top