Em Palma de Maiorca, um golo de Jaume Tovar, ao minuto 54, sentenciou a derrota dos catalães (1-0), quatro vezes vencedores da prova, face aos insulares, do quarto escalão.
O Atlético Baleares qualificou-se para os 16 avos de final, num dia em que Celta de Vigo, Valência, Sevilha e Rayo Vallecano vincaram o seu favoritismo com confortos diferentes.
O Celta de Vigo precisou do desempate por penáltis para vencer o Sant Andreu (7-6), da quarta divisão, após um empate no fim do tempo regulamentar e do prolongamento (1-1), em que Borja Iglesias (105 minutos) reagiu ao golo catalão de Alexis García (103), antes de os galegos ficarem com 10 jogadores, devido à expulsão de Carlos Domínguez (113).
Utilizando os portugueses Thierry Correia e André Almeida a partir do banco, o Valência, detentor de oito troféus, só bateu o Cartagena, do terceiro patamar, no tempo extra (2-1).
Jesús Vázquez apontou o golo decisivo (120+1 minutos), já depois de Kevin Sánchez ter falhado um castigo máximo para os murcianos (119), numa fase em que os valencianos estavam em inferioridade numérica, após expulsão do francês Baptiste Santamaria (112).
Cenário similar viveu o Rayo Vallecano no terreno do Real Ávila (2-1), do quarto escalão, que esteve em vantagem até à ponta final do tempo regulamentar, mas viu Isi Palazón empatar nos descontos e Álvaro García confirmar a reviravolta no fim do prolongamento.
O Sevilha, triunfante em cinco edições, impôs-se fora ao Extremadura (2-1), também da quarta divisão, tendo utilizado o defesa central português Fábio Cardoso a tempo inteiro.
Celta de Vigo, Valência, Sevilha e Rayo Vallecano juntaram-se a Villarreal, Betis, Getafe, Real Sociedad, Elche, Alavés, Maiorca, Osasuna e Levante no lote de primodivisionários apurados para a próxima fase, que se realizará de 16 a 18 de dezembro, com 32 clubes.
O campeão espanhol FC Barcelona, detentor do troféu e recordista de cetros, com 32, o Real Madrid, o Atlético de Madrid e o Athletic Bilbau só entram em ação nos 16 ‘avos’ da 124.ª edição da Taça do Rei – da qual são os quatro clubes mais titulados -, uma vez que participarão na Supertaça espanhola, agendada para janeiro de 2026, na Arábia Saudita.
Leia Também: VAR anulou bis de Samu no FC Porto-Vitória SC… e o Dragão festejou