Em comunicado foi adiantado que a diretora jurídica da Meta, Jennifer Newstead, vai substituir Adams a partir de 01 de março de 2026.
O diretor-executivo da Apple, Tim Cook, agradeceu às duas executivas que saem e elogiou as capacidades de Newstead.
Na segunda-feira, a Apple anunciou a saída de John Giannandrea da direção da inteligência artificial (IA), substituído por Amar Subramanya, que trabalhou na Microsoft e na DeepMind, da Google.
Na quarta-feira, Cook confirmou a saída de Alan Dye, diretor das relações com utilizadores desde 2015, para a Meta, que vai ser substituído por Stephen Lemay.
Em julho, tinha sido anunciada a saída do chefe de operações, Jeff Williams, substituído por Sabih Khan, e em 2024 a transferência do diretor financeiro, Luca Mestri para a direção dos serviços empresariais.
Apple perde executivo de design
O responsável pela equipa de design de interface de utilizador (UI) da Apple, Alan Dye, acaba de abandonar a empresa para se juntar à Meta como ‘chief design officer’, conta a Bloomberg.
Dye ocupava este cargo na Apple desde 2015 e passará a liderar na Meta um novo estúdio de design focado em “hardware, software e integração de Inteligência Artificial nas interfaces”. Sabe-se que Dye passará a reportar diretamente ao CTO da Meta, Andrew Bosworth.
No que diz respeito à Apple, sabe-se que o lugar agora deixado vago por Dye será ocupado por Steve Lemay.
“O Steve Lemay desempenhou um papel fundamental no design de todas as principais interfaces desde 1999”, pode ler-se no comunicado do CEO da Apple, Tim Cook, partilhado com a Bloomberg. “Ele sempre estabeleceu um padrão de excelência extraordinariamente elevado e é a personificação da colaboração e criatividade da Apple”.
No que toca à Meta, o cofundador e CEO Mark Zuckerberg também aproveitou para partilhar algumas palavras, não só a propósito da contratação de Dye como também sobre a abertura deste novo estúdio de design.
“O novo estúdio vai unir design, moda e tecnologia para definir a próxima geração dos nossos produtos e experiências”, afirmou Zuckerberg. “A nossa ideia é tratar a inteligência como um novo material de design e imaginar o que se torna possível quando é abundante, capaz e centrada nos humanos. Planeamos elevar o design dentro da Meta e reunir um grupo talentoso com uma combinação de habilidade, visão criativa, pensamento sistémico e experiência profunda a desenvolver produtos icónicos que integrem hardware e software”.
Leia Também: Rússia impõe restrições à aplicação FaceTime da Apple