“Está realojado, através dos serviços de Ação Social do município, o munícipe do Luso, de 75 anos de idade, que ficou desalojado esta madrugada depois de uma árvore ter afetado fortemente a sua habitação, na Rua Assis Leão”, adiantou.
De acordo com a Câmara, que encerrou hoje as escolas no município, “foram registadas várias ocorrências durante a madrugada e manhã, nomeadamente quedas de árvores e acumulação de detritos, sobretudo em vias públicas, originando condicionamentos à circulação em diversos locais do concelho”.
Todas as estradas no perímetro do concelho, no entanto, estão transitáveis e a energia elétrica está a ser reposta gradualmente.
Portugal continental está hoje a ser afetado pelos efeitos da passagem da depressão Kristin, após outras duas tempestades nos últimos dias — Ingrid e Joseph –, com chuva, vento, neve e agitação marítima, tendo sido emitidos vários avisos pelo IPMA.
A Proteção Civil está em estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal.
Os distritos de Coimbra e Leiria foram os mais afetados e no distrito de Lisboa, no concelho de Vila Franca de Xira, uma pessoa morreu quando uma árvore caiu sobre a viatura que conduzia.
O IPMA qualificou a Kristin como “ciclogénese explosiva”, termo utilizado para depressões de forte intensidade, tanto em vento como em chuva.
Leia Também: Câmara de Vila Nova de Poiares encerra escolas por causa do mau tempo