Portugal continental foi afetado nas últimas horas pela passagem da depressão Kristin, que deixou um rasto de destruição um pouco por todo o país. Mais de 12 horas depois, o cenário é já mais calmo, mas a chuva promete não dar tréguas amanhã, quinta-feira.
Segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), quinta-feira trará “céu geralmente muito nublado, diminuindo temporariamente de nebulosidade a partir da tarde”.
Haverá “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes forte nas regiões Norte e Centro até ao meio da manhã” e ainda “queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir do meio da tarde”.
Já o vento deverá soprar “fraco a moderado do quadrante oeste”, podendo, no entanto, soprar “por vezes forte no litoral, com rajadas até 70 km/h e sendo moderado a forte nas terras altas, com rajadas até 20 km/h, enfraquecendo ao final do dia”.
Irá registar-se uma “subida de temperaturas nas regiões Norte e Centro”.
Um cenário que é também semelhante na Grande Lisboa e no Grande Porto.
De recordar que o mau tempo desta quarta-feira provocou cinco vítimas mortais no país, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Três das vítimas foram no concelho de Leiria, um na Marinha Grande e uma em Vila Franca de Xira.
Como vão ser a próximas horas?
Durante a conferência dada ao lado da Proteção Civil, no âmbito da depressão Kristin, Nuno Lopes, do IPMA, disse que esta era “uma situação rara” e que só se assemelhava a duas outras que aconteceram em 2018, com a fenómeno Leslie, e outra ainda antes, em 2009.
“Esta situação, nós por vezes designamos como uma pequena bomba meteorológica. Estes pequenos núcleos por vezes têm uma zona secundária associada de muita intensidade, que chamamos de um ‘sting jet’. É um fenómeno raro, infelizmente, caiu numa zona que já tinha sido afetada pelo Leslie e com as consequências que se viu”, referiu.
Este fenómeno passou, no entanto, “muito rápido” e, questionado para o que se espera para as próximas horas, o especialista, referiu que haverá agora uma melhoria do estado do tempo, mas que, ao final do dia vai haver um agravamento. Mas distinguiu: “Não temos avisos com o mesmo nível, a não ser agitação marítima (continuamos com aviso vermelho). A orla costeira é um local de perigo.”
“O que vai acontecer nas próximas horas – para o final do dia e continuar na madrugada – é a precipitação, nas zonas Norte e Centro, com aviso amarelo”, adiantou.

“Situação rara”: Igual a Kristin só em 2009 e 2018. E nas próximas horas?
O IPMA explica que só em 2009 e 2018 aconteceram fenómenos semelhantes ao que decorreu nas primeiras horas desta quarta-feira. Para as próximas horas é esperado um “agravamento”, mas não ao nível da madrugada de hoje. Dada a saturação dos solos é importante, no entanto, estar alerta.
Ana Teresa Banha com Lusa | 13:12 – 28/01/2026
Rajada de 178 km/h em Monte Real
O meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Nuno Lopes, adiantou, esta quarta-feira, que a base da Força Aérea em Monte Real, no concelho de Leiria, registou, primeiramente, rajadas de vento de 176 kh/h e, depois, de 178 km/h.
“Nas nossas estações, o que medimos em termos de intensidade do vento, foi o Cabo Carvoeiro com 149 km/h, Ansião com 146 km/h, Leiria com 142 km/h e depois temos mais um número de estações com um número bastante elevado, acima dos 100 km/h”, começou por explicar no briefing da Proteção Civil, durante a tarde de quarta-feira.
E acrescentou: “Registo para a estação que não é nossa, mas é da Força Aérea, que está na base da Monte Real – nós contactámos a FA a pedir dados -, que nos informou que registou uma rajada com cerca de 176 km/h, por volta das 05h00, e uma seguinte com 178 km/h. A partir daí, deixaram de ter registos porque a estrutura ficou destruída”.

Mau tempo: Rajada de 178 km/h registada pela Força Aérea em Monte Real
O meteorologista Nuno Lopes adiantou que a Força Aérea, na base de Monte Real, registou uma rajada de 176 km/h por volta das 5h00 e, logo de seguida, uma outra de 178 km/h.
Notícias ao Minuto | 17:25 – 28/01/2026