A passagem da depressão Kristin pelo território português deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortes até ao momento – sendo que a Proteção Civil só confirmou quatro: uma em Vila Franca de Xira e três em Leiria.
As regiões de Leiria e do Oeste foram as mais afetadas pelo mau tempo a nível de danos, num total de 5.463 ocorrências em Portugal continental entre as 00h00 e as 22h00 de hoje, indicou fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), num balanço à agência Lusa pelas 22h30.
Os distritos mais afetados foram Leiria (por onde a depressão entrou no território continental), Coimbra, Santarém e Lisboa. Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.
De notar ainda que a rajada com maior intensidade – cerca de 178 km/h – foi registada pela Força Aérea em Monte Real, no concelho de Leiria. A base aérea n.º 5, adiantou este ramo das Forças Armadas, “sofreu danos significativos, dos quais não resultaram feridos, cingindo-se a danos materiais avultados”.
Também o Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, foi afetado pelo temporal.
Veja as imagens da passagem da depressão Kristin por Leiria na galeria acima.
Leia Também: AO MINUTO: Autarquias pedem estado de calamidade; Há 5 vítimas mortais