FC Porto-Rangers: Fintar o histórico e seguir diretamente para os oitavos

O FC Porto tenta, esta quinta-feira, carimbar o acesso direto aos oitavos de final da Liga Europa. Para tal, a equipa comandada por Francesco Farioli precisa de vencer os Rangers, que já estão matematicamente afastados de poderem marcar presença na fase seguinte, e esperar por uma conjugação favorável dos outros jogos da noite. 

 

O histórico de confrontos é tudo menos abonatório para os dragões, uma vez que em seis duelos apenas por uma vez conseguiram derrotar a formação escocesa. 

Nos restantes embates, o FC Porto averbou três derrotas e registou dois empates, sendo que o último encontro remonta a novembro de 2019. 

Ora, passados mais de cinco anos, o FC Porto tem a possibilidade de começar a equilibrar as contas do histórico, ao mesmo tempo que tenta fugir da zona de playoff e saltar já para os oitavos de final – evitando mais dois jogos.  

O jogo entre FC Porto e Rangers está agendado para as 20h00 desta quinta-feira e será arbitrado por Jasper Vergoote. O belga irá liderar uma equipa de arbitragem composta pelos compatriotas Michael Geerolf, Martijn Tiesters (assistentes), Kevin Van Damme (quarto árbitro) e Jan Boterberg (VAR). O único ‘intruso’ será o AVAR, o neerlandês Pol van Boekel.

Poderá seguir todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto

Treinadores em discurso direto

Francesco Farioli 

Campeonato mais importante do que a Liga Europa?: “A realidade é que quando estamos no FC Porto não há prioridades. A prioridade é jogar o próximo jogo e fazer tudo o que for possível para ganhar. É isso que está na nossa cabeça: a forma como nos preparamos. É muito estável mas muito exigente. Os jogadores que vão estar amanhã no onze são aqueles que eu acho melhores para tentar ganhar o jogo. O jogo de amanhã tem muito valor em diversos aspetos. Espero uma grande exibição da equipa. Vamos precisar do Dragão do nosso lado. Concentração total, desejo total e ambição total para amanhã entrar em campo e dar toda a nossa energia”. 

Só interessa a qualificação direta: “O jogo de amanhã é definitivamente importante para nós. Temos possibilidades de chegar ao top8, que é muito importante, tendo em conta a gestão das próximas semanas. É muito importante. A motivação é muito alta, mas também vamos defrontar uma equipa que quer manter o ciclo positivo. Virão cá para jogar a respeitar esta competição”. 

Danny Rohl

Estado do Rangers: “Temos um grande desafio pela frente, dá para sentir logo quando se entra aqui. Há oito anos, estive cá com o Leipzig, conheço o estádio. Vejo a animação nos rostos dos meus jogadores por quererem jogar, mas, para mim, é importante fazer alguma rotação, porque temos ainda o jogo de domingo em mente”.

Momento positivo do FC Porto: “Eles também têm tido uma boa sequência. Nos últimos 10 jogos, ganharam 9, com muitos jogos sem sofrer. É uma equipa muito organizada, bem treinada, o Francesco [Farioli] tem feito um excelente trabalho até agora. Está tudo a postos, esperamos um grande jogo”.

Contas da Liga Europa: “A pressão está do lado deles, porque querem a qualificação direta. Eles começarão com muita energia, uma pressão alta, e nós temos de nos manter compactos e organizados, esperando pelos nossos momentos para conseguir algo. Mas, para isso, temos de estar a 100%”.

Últimos resultados 

FC Porto: VEVVV

Rangers: VVVVV

Últimos onzes 

FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Thiago Silva, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Pablo Rosario, Gabri Veiga, Victor Froholdt, Pepê, Samu, Borja Sainz

Rangers: Jack Butland, James Tavernier, Nasser Djiga, Emmanuel Fernandez, Jayden Meghoma, Tochi Chukwuani, Nicolas Raskin, Skov Olsen, Thelo Aasgaard, Mikey Moore, Bojan Miovski

Ausentes 

FC Porto: Nehuén Pérez, Luuk de Jong (lesionados); Diogo Costa (em dúvida)

Rangers: – 

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Scroll to Top