A chuva pode deixar-nos deprimidos? 4 maneiras de aliviar a melancolia

Se os dias cinzentos e chuvosos o deixam mais deprimido, com uma sensação de cansaço e tristeza, saiba que não é o único.

 

Um estudo publicado em 2020 pelo Journal of Psychiatric Research apurou que as pessoas estavam mais expostas a sintomas de depressão em dias assim. 

Outras pesquisas mostram também que há uma ligação entre a chuva e as mudanças de humor que pode afetar as decisões que se toma, desde em quem se vota, até à forma como lida com o atendimento em lojas ou restaurantes. 

Afinal, qual é a ligação entre a chuva e os sintomas de depressão?

Uma vez que a depressão é uma condição de saúde mental que envolve critérios de diagnóstico específicos, a probabilidade da chuva causar um episódio depressivo é muito reduzida. 

Eis alguns dos sintomas de depressão, segundo um artigo do website Healthline:

– Sentimentos de tristeza, desesperança e vazio;
– Fadiga ou falta de energia;
– Sentimentos de culpa ou diminuição de autoestima; 
– Alterações no sono e no apetite;
– Pensamentos suicidas

Para um diagnóstico de depressão estes sintomas deverão durar há pelo menos duas semanas.

Precisa de ajuda?

Precisa de falar com alguém? Está a viver uma situação de sofrimento emocional, violência física ou psicológica? Ou conhece alguém que possa estar em perigo? Reunimos aqui todos os contactos de apoio, gratuitos e confidenciais, para pedir ajuda ou orientar quem precisa

Depressão sazonal existe mesmo!

Existe um diagnóstico conhecido como depressão sazonal. Esta envolve sintomas de depressão durante algumas épocas do ano, sobretudo quando está escuro, húmido e frio. Mas há quem passe por isto também nos dias de sol. 

“Embora haja pessoas que preencham os critérios para o transtorno afetivo sazonal [ou depressão sazonal], a maioria sente uma diminuição na motivação, energia ou felicidade quando está a chover”, realça a psicóloga Kristine Berrett. 

Causas para nos sentirmos em baixo nos dias de chuva

Falta de luz solar 

A falta da luz do sol pode estar relacionada com o mau humor de muitas pessoas. Isto deve-se à ligação entre a serotonina, melatonina e luz solar. Os dias de chuva podem interromper a produção de serotonina e melatonina, o que afeta o ciclo de sono e, consequentemente, a energia e humor ao longo do dia. 

Preocupação com as mudanças climáticas

As mudanças climáticas são uma fonte de ansiedade para muitas pessoas e sentimentos relacionados com a sua impotência perante o estado do planeta podem levar à depressão. 

Tédio

É natural sentir-se desanimado quando a chuva atrapalha os seus planos, como caminhadas, andar de bicicleta ou cuidar do jardim.

Outros fatores que contribuem para a depressão sazonal:

– Estilo de vida sedentário
– Stress crónico
– Dieta desiquilibrada

Como lidar com os sentimentos depressivos nos dias de chuva?

1. Recorra à terapia com luz

A terapia com luz intensa é um tratamento popular para a depressão sazonal. A exposição à luz branca de espectro completo, principalmente nas primeiras horas da manhã, pode ajuda a regular o ritmo circadiano, reduzindo os sintomas de depressão. 

2. Faça exercício dentro de casa

Se não pode fazer a sua habitual caminhada, então mexa-se dentro de casa. Eis algumas ideias: 

– Ponha a tocar as suas músicas favoritas e dance
– Encontre um vídeo de ioga, pilates ou treinos no YouTube
– Aproveite para cumprir algumas tarefas domésticas

3. Priorize o sono

Poderá sentir-se mais cansado durante os dias de chuva. A psicóloga recomenda manter uma rotina de sono conforme as estações mudam, o que significa dormir a mesma quantidade de horas todas as noites. 

4. Resista à tentação de se isolar

Estudos realizados na altura da pandemia apuraram que o isolamento contribui para o desenvolvimento de problemas de saúde mental. A psicóloga aconselha a que as pessoas continuem a planear coisas com os amigos, mesmo em dias de chuva, como almoço, noite de jogos ou sessões de cinema.

Dormir com luzes acesas pode ser um perigo para a saúde do coração

Dormir com luzes acesas pode ser um perigo para a saúde do coração

Um estudo da universidade de Harvard revela que a exposição à luz enquanto dorme pode afetar a saúde do coração. Saiba o que está em causa e como se pode proteger.

Adriano Guerreiro | 19:03 – 28/01/2026

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Scroll to Top