O Portimonense falhou o regresso ao caminho das vitórias na II Liga, ao empatar, ao final da tarde desta segunda-feira, na receção ao Benfica B (1-1), num jogo que foi a contar para a vigésima primeira jornada do segundo escalão do futebol nacional.
No Estádio Municipal de Portimão entraram duas equipas em momentos de forma muito semelhantes. Os aurinegros vinham de uma derrota na receção ao Feirense, por 0-1, e de um empate na última ronda na casa do Vizela. Do outro lado, a turma comandada por Nélson Veríssimo teve um nulo há duas jornadas na ida a casa do Leixões, antes da derrota caseira contra o Lusitânia de Lourosa na jornada anterior, por 2-1.
A primeira parte teve muito pouca história para contar em Portimão, uma vez que nenhuma das equipas conseguiu alcançar a baliza contrária com o perigo necessário. Aos dez minutos, Francisco Silva apareceu ao primeiro poste, a cabecear, e obrigou Maycon Cleiton a uma defesa apertada
O Portimonense respondeu com um remate fraco de Francisco Canário aos 22 minutos, antes de Francisco Silva, na cara do guardião contrário, ver Alexandre Abel protagonizar um corte muito importante no momento em que se preparava para armar o remate. Nos últimos minutos da primeira, o Benfica B teve um ligeiro ascendente e foi algo superior.
Em cima da meia hora de jogo, Olívio Tomé rematou de forma assertiva, mas foi travado por uma defesa apertada de Maycon Cleiton. De seguida, Rodrigo Rêgo tentou a sua sorte com um remate à entrada da área, mas o guardião do Portimonense esticou-se para defender.
A segunda parte começou com uma grande ocasião para o Benfica B marcar. Após ser assistido por Olívio Tomé, Francisco Silva teve tudo para marcar, mas fez o mais difícil e, à boca da baliza, atirou ao lado. De seguida, Olívio Tomé ficou isolado na cara de Maycon Cleiton, mas o brasileiro fez uma mancha incrível que impediu o golo das jovens águias.
Apesar da melhor reentrada em jogo do Benfica B, foi o Portimonense quem abriu as contas no Algarve. Aos 64 minutos, João Reis encontrou Thauan Lara no interior da área, com um passe a rasgar, e o avançado rubricou o primeiro do encontro com um remate rasteiro.
A perder, Nélson Veríssimo recorreu ao banco de suplentes para colar em campo Tiago Parente e Peter Edokpolor, com este último a ficar ligado ao golo do empate. Depois de Maycon Cleiton ter defendido uma bomba de Diogo Prioste (74 minutos), o nigeriano anotou o tento da igualdade aos 77 minutos. Lesto, o africano recolheu uma bola perdida e atirou a contar.
O empate fez o Benfica B crescer no encontro e as jovens águias estiveram perto da remontada aos 86 minutos. No entanto, Maycon Cleiton respondeu com duas enormes defesas que mantiveram o empate até ao apito final.
Contas feitas, o Benfica B segue na 11.ª posição da tabela com 27 pontos. Por outro lado, o Portimonense é 15.º com 24 pontos, tendo sido apanhado na classificação pelo rival algarvio Farense que esta ronda tinha batido o Marítimo.

Mourinho quer Davitashvili no Benfica e já há data marcada para a reunião
José Mourinho, treinador do Benfica, está interessado em Zuriko Davitashvili, extremo do Saint-Étienne. Uma reunião entre os responsáveis do Benfica e o agente do jogador está marcada para abril, segundo informa a imprensa georgiana.
Davide Rodrigues Araújo | 17:58 – 09/02/2026