Internacional português sub-19, Gabriel Silva chegou ao Sporting em 2015/16, com apenas oito anos, e faz parte da geração de 2007, que já ‘deu’ à equipa principal jogadores como Geovany Quenda, João Simões, Flávio Gonçalves, Eduardo Felicíssimo ou Salvador Blopa.
“Somos todos muito amigos. Temos um grupo onde continuamos todos a falar, nunca perdemos a ligação. É uma geração com muita qualidade”, disse o jovem avançado ‘leonino’ aos meios oficiais do clube.
Gabriel Silva estreou-se esta época na II Liga, onde leva 15 jogos (um golo) e ainda aguarda por uma oportunidade no conjunto principal, sob o comando do treinador Rui Borges, mas já esteve no banco num triunfo, por 6-1, numa visita ao Nacional, na época passada, ainda sob o comando de Ruben Amorim.
“Temos de trabalhar todos os dias para ficarmos lá e darmos a melhor resposta possível quando formos chamados. Há que esperar a nossa oportunidade e dar o máximo”, apontou, confiante no que o futuro lhe reserva de verde e branco: “Um dia vão falar do Gabriel Silva”, prometeu.
Gabriel Silva, natural de Albufeira, chegou ao Sporting em 2015/16, após iniciar a formação no Imortal e passar pelo Guia, também no Algarve, e percorreu todos os escalões de formação do clube na Academia Cristiano Ronaldo, onde foi campeão nacional de iniciados em 2021/22.
Gabriel Silva renova até 𝟐𝟎𝟑𝟎 ️ #SportingB pic.twitter.com/6KXib673ek
— Sporting CP (@SportingCP) February 16, 2026

Pote a fazer de Suárez no Sporting-Famalicão? A explicação de Rui Borges
Treinador do Sporting referiu que até pensou em lançar Rafael Nel como titular, mas a ausência de um jogador semelhante no banco de suplentes levou-o a adotar um sistema mais móvel, com Pedro Gonçalves a alinhar como falso 9.
Francisco Amaral Santos | 07:14 – 16/02/2026