Extremista dos EUA condenado a 7 anos de prisão por ataque planeado

Jordan Duncan, de 29 anos, que se declarou culpado em junho de ter fabricado ilegalmente uma espingarda, foi condenado por um tribunal da Carolina do Norte (sudeste).

 

O réu fazia parte de um grupo de cinco homens, incluindo três ex-fuzileiros, condenados a penas de nove meses a 10 anos de prisão por um ataque planeado contra infraestruturas elétricas.

“Levámos agora à justiça todos os cinco arguidos envolvidos numa autodenominada ‘SS dos tempos modernos’ que conspirou, preparou e treinou para um ataque às infraestruturas elétricas da América em nome de uma ideologia violenta de supremacia branca”, sublinhou num comunicado o procurador-geral dos EUA, Merrick Garland.

“Não há lugar para o ódio na América”, respondeu o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, também citado no texto.

Durante vários anos, entre 2017 e 2020, os membros do grupo prepararam o seu ataque equipando-se com armas, recolhendo documentação e formação, nomeadamente através de exercícios com munições reais em Idaho (noroeste), segundo documentos judiciais.

Durante a detenção de um deles, em outubro de 2020, foi encontrada uma lista manuscrita de cerca de 10 locais em Idaho e nos estados vizinhos, disseram as autoridades judiciais.

Leia Também: Número de republicanos a votar antecipadamente nos EUA bate recordes

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Scroll to Top