A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, na noite de quarta-feira, um homem de 55 anos por posse de arma proibida e desobediência na Rua Pedro Monteiro, em Coimbra.
Em comunicado, a PSP explica que, pelas 21h55, “o suspeito foi visto pela polícia a conduzir uma viatura com as luzes apagadas e foi mandado parar para ser fiscalizado”.
Foi então que, ao abordar o homem, a polícia notou que este “exalava um forte odor a álcool”, pelo que lhe pediu que saísse do carro para ser submetido a teste de alcoolemia.
“No momento em que o suspeito abriu a porta da viatura, foi possível verificar a existência de uma arma proibida, designadamente um bastão extensível, o que levou à sua detenção”, continua a polícia.
Uma vez nas instalações da PSP, o detido efetuou o teste qualitativo de alcoolemia, acusando uma taxa de álcool no sangue de 2,39 gramas por litro. Recorde-se que, em Portugal, considera-se condução sob influência de álcool quando é detetada uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 gr/l. Uma taxa igual ou superior a 1,2 gr/l é considerada crime.
“Face ao valor exposto, foi informado que iria ser submetido ao teste quantitativo. No entanto, o suspeito invalidou, repetidamente, a execução do referido teste”, lê-se na nota informativa.
Apesar de ter sido alertado para o facto de incorrer no crime de desobediência, o suspeito manteve a sua postura de recusa, pelo que acabou também por ser detido por este crime.
Leia Também: Rendas das casas em Portugal aumentam 6,5% num ano. Coimbra lidera