Rodrigo Pinheiro, Nazinho e Rodrigo Mora em estreia na seleção sub-21

Na Cidade do Futebol, em Oeiras, Rui Jorge promoveu as estreias do defesa-esquerdo do Famalicão, do defesa-direito dos belgas do Cercle Brugge e do médio do FC Porto, respetivamente, numa lista de 23 convocados que conta ainda com quatro regressos.

 

O guarda-redes André Gomes, do Benfica, o defesa-central Gabriel Brás, do FC Porto, o médio Dário Essugo, do Sporting, e o avançado Henrique Araújo, do Arouca, regressam às opções, face às saídas de Diogo Pinto, Leonardo Buta, Tomás Esteves, Martim Neto e Youssef Chermiti, mais as subidas à seleção principal de Tiago Santos e Renato Veiga.

“A nível de seleção, o Rodrigo Mora esteve nos sub-17, mas, a nível de clube, treina na equipa principal do FC Porto com jogadores de inegável qualidade. É um jogador com enorme talento e uma relação com a bola muito boa. Adoramos esse tipo de jogadores e estas chamadas de jogadores jovens com idade sub-21 [à seleção principal] abrem o espaço para que possamos ter a oportunidade de ver novos jogadores. O Mora insere-se nesse grupo”, explicou Rui Jorge, sobre uma das revelações do Europeu de sub-17.

O selecionador mostrou-se satisfeito pelas chamadas de Tiago Santos e Renato Veiga à seleção AA, destacando a quantidade de futebolistas com idade para integrar as suas escolhas que marcaram presença na lista do selecionador principal, Roberto Martínez.

“Estão seis jogadores com idade sub-21 na equipa principal, com Francisco Conceição são sete. Ainda assim, olhamos para a nossa lista e vemos qualidade. É algo importante a dizer nesta altura quando se fala da formação. É um bom exemplo de como estamos a fazer nesta altura. Fico satisfeito por conseguir ter um grupo de jogadores de elevada qualidade, mas temos sempre de demonstrar essa qualidade, não basta dizermos que a temos. A carreira de jogador é uma demonstração constante de qualidade”, realçou.

Em relação ao duelo com a Croácia, Rui Jorge considerou que uma vitória se reveste de especial importância nas contas do apuramento para o Europeu2025, na Eslováquia.

“Se vencermos o jogo, é um passo determinante para ficarmos em primeiro no grupo e conseguir o apuramento. Qualquer outro resultado não fecha as contas do grupo, mas vamos com essa missão de conseguir um bom resultado, sabendo que estaremos mais próximos de conseguir a vitória se jogarmos bem e praticarmos o nosso futebol”, disse.

A equipa das ‘quinas’ visita a Croácia em 10 de setembro, em partida da oitava jornada do Grupo G da fase de qualificação para o Europeu, a realizar-se na cidade de Karlovac.

Portugal lidera o agrupamento, com 18 pontos, estando a Grécia em segundo, com 14 e mais um jogo, enquanto a Croácia é terceira, com 13 e menos um encontro. As Ilhas Faroé são quartas, com nove, a Bielorrússia totaliza seis e a Andorra é última, com três.

 

Lista de 23 convocados:

– Guarda-redes: André Gomes (Benfica), João Carvalho (Sporting de Braga) e Samuel Soares (Benfica).

– Defesas: Eduardo Quaresma (Sporting), Flávio Nazinho (Cercle Brugge, Bel), Gabriel Brás (FC Porto), Rafael Rodrigues (AVS), Rodrigo Gomes (Wolverhampton, Ing), Rodrigo Pinheiro (Famalicão) e Tomás Araújo (Benfica).

– Médios: Bernardo Folha (Al Wahda, EAU), Dário Essugo (Sporting), Gustavo Sá (Famalicão), João Marques (Sporting de Braga), Mateus Fernandes (Southampton, Ing), Paulo Bernardo (Celtic, Esc) e Vasco Sousa (FC Porto).

– Avançados: Carlos Borges (Ajax, Hol), Fábio Silva (Wolverhampton, Ing), Henrique Araújo (Arouca), Pedro Santos (Moreirense), Rodrigo Mora (FC Porto) e Tiago Tomás (Wolfsburgo, Ale).

Leia Também: Pedro Gonçalves e Quenda nos convocados de Portugal: “Fala-se muito…”

Leia Também: Das surpresas à ambição. Roberto Martínez aponta “novo ciclo” na seleção

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Scroll to Top