Primeira noite de 2025 ‘brinda’ Portugal com aurora boreal. Eis as fotos

Portugal foi contemplado na primeira noite de 2025 por uma aurora boreal vista (e registada) em vários pontos de Portugal Continental, sobretudo no Norte e Centro do país.

 

Apesar de ainda não haver uma confirmação oficial do fenómeno, nas redes sociais foram muitos os utilizadores que partilharam as imagens do mesmo.

A página Meteo-Trás-os-Montes partilhou algumas. Há fotos tiradas em Viana do Castelo, em Viseu, em São Pedro do Sul, assim como em Paços de Ferreira, Seia, Arcos de Valdevez e até Figueira da Foz.

Ao que parece também outros países europeus também terão sido brindados com auroras boreais na noite de dia 1 de janeiro.

Recorde-se que este é um fenónemo ótico, composto de um brilho observado nos céus noturnos, geralmente nas regiões polares, no decorrer do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.

Veja as imagens:

Aurora em São Pedro do Sul! 🇵🇹
©️Alcino Carvalho pic.twitter.com/DBifTaUyZ6

— Márcio Santos – Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) January 1, 2025

#Aurora desde Viseu! 🇵🇹
©️André Nunes pic.twitter.com/wrsoo3vR8G

— Márcio Santos – Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) January 1, 2025

Bem visível o tom da #aurora em Carreço, Viana do Castelo.
Via Telegram Meteo Trás-os-Montes pic.twitter.com/XweWQwbBwg

— Márcio Santos – Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) January 1, 2025

Leia Também: De perder o fôlego! As fotos de Carolina Loureiro na Noruega

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Scroll to Top