A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou, esta segunda-feira, um guia de perguntas e respostas caso teste positivo à Covid-19 ou conviva com alguém que testou positivo, numa altura em que os casos podem aumentar devido à época festiva.
Segundo os dados da DGS, na semana entre 25 de dezembro de 2024 e 1 de janeiro de 2025, foram registados 138 casos de infeção e dois óbitos. Ainda assim, em meados de dezembro registou-se um pico no número de casos, com um total de 197 infeções e duas mortes entre os dias 13 e 14 de dezembro.
Fique a par do que fazer:
Nos primeiros cinco dias de sintomas deve “manter o distanciamento físico, especialmente de pessoas mais vulneráveis” e “minimizar as deslocações e a frequência de espaços com aglomerados de pessoas”.
Durante pelo menos dez dias desde o início dos sintomas, deve “lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos e/ou utilizar desinfetante com pelo menos 60% de álcool”, além de “utilizar a máscara, certificando-se de que cobre o nariz, boca e queixo, na presença de outras pessoas”.
É ainda recomendável “teletrabalho, sempre que possível”, durante os primeiros cinco dias de sintomas ou diagnóstico de Covid-19. Se não for possível, “deve utilizar a máscara FFP2 até ao 10.º dia”.
A maioria das pessoas “apresenta sintomas ligeiros, sem evolução para doença grave”, mas, de acordo com a DGS, “em caso de dúvida ou agravamento de sintomas, deve entrar em contacto com o SNS”.
“Se não tiver fatores de risco nem sintomas graves, deve vigiar os sintomas, manter o distanciamento físico e utilizar máscara”, explica o guia, que acrescenta que “para reduzir os sintomas, deve descansar bastante e beber água para se manter hidratado”.
Pode ainda utilizar medicamentos, como paracetamol.
No caso de conviver com uma pessoa que estou positivo à Covid-19, deve reduzir o tempo que passa em áreas partilhadas, manter o distanciamento físico e utilizar máscara cirúrgica. Deve também lavar e/ou desinfetar correta e frequentemente as mãos e arejar e ventilar as divisões, abrindo-as e deixando-as abertas pelo menos durante 10 minutos depois de ter saído da divisão.
É aconselhado que limpe e desinfete as superfícies e equipamentos tocados com frequência.
Leia Também: Novo surto de vírus respiratório deixa China em alerta. O que é o HMPV?