Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional informa que o capitão do porto da Horta (Faial), Amílcar Gomes Braz, determinou, “em face das condições meteorológicas, nomeadamente do estado do mar”, o fecho do porto da Madalena, na ilha do Pico, a toda a navegação, entre as 18h00 de domingo e as 06h00 de segunda-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu hoje avisos laranja para os grupos Ocidental e Central dos Açores devido à agitação marítima, havendo ainda avisos amarelos para as nove ilhas por causa da precipitação forte e vento.
A meteorologista da delegação dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Carolina Medeiros explicou à agência Lusa que “uma depressão centrada a noroeste do arquipélago dos Açores, com um sistema frontal associado, irá provocar um agravamento do estado do tempo nas nove ilhas dos Açores”.
“O mau tempo vai começar por afetar, a partir de domingo, o grupo Ocidental do arquipélago, estendo-se depois ao restante arquipélago”, acrescentou.
Segundo a meteorologista, “o período mais crítico será durante o dia de domingo, estendo-se à madrugada e manhã de segunda-feira”.
Para as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo), as previsões apontam para ondas que poderão chegar aos nove metros.
Quanto ao grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), está também prevista agitação marítima com ondas de cinco a sete metros,
Para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), as previsões de agitação marítima preveem ondas de cinco a sete metros.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Leia Também: Federação das Pescas dos Açores pede ativação de fundo devido a mau tempo