“Surreal”. Mulher resgatada após surgir por entre as chamas na Califórnia

Uma mulher que surgiu a caminhar por entre as chamas que assolam os condados de Orange e de Riverside, no estado norte-americano da Califórnia, foi resgatada pelo chefe do batalhão de bombeiros locais, que descreveu o momento como “surreal”.

 

“É um daqueles momentos que esperamos que nunca viver. Já faço isto há quase 30 anos. Estamos habituados a comportamentos de incêndio extremos, mas ver um civil a andar no meio da rua foi surreal”, disse o responsável pelos bombeiros de Riverside, Mike Martinez, em declarações ao Los Angeles Times.

Nas imagens divulgadas pelos socorristas, às quais poderá aceder na galeria acima, é possível ver a mulher a caminhar nas chamas que se estenderam à autoestrada Ortega, na zona do Parque Nacional de Cleveland, dirigindo-se até a um veículo da corporação.

“Comecei a gritar-lhe, ‘Tem de entrar! Tem de entrar’”, recordou.

A mulher foi levada para uma unidade hospitalar com queimaduras severas, mas o seu estado de saúde atual não é conhecido.

Recorde-se que o governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência em Los Angeles e nas regiões vizinhas, em resposta aos incêndios que ameaçam a cidade e já destruíram dezenas de casas.

O ‘Bridge Fire’, um dos três incêndios descontrolados na segunda maior cidade dos Estados Unidos, já destruiu dezenas de casas e arrasou quase 20 mil hectares nas colinas acima de Los Angeles, em apenas 24 horas.

A nordeste de Los Angeles, um outro incêndio, o ‘Line Fire’, arrasou 14 mil hectares. Os habitantes das aldeias de montanha receberam instruções para abandonar as casas e várias estradas foram bloqueadas. Um homem, de cerca de 30 anos, suspeito de estar na origem do incêndio, foi detido na terça-feira, de acordo com documentos judiciais.

Mais de 5.700 pessoas foram mobilizadas para combater três incêndios, de acordo com o gabinete do governador.

A sudeste de Los Angeles, um terceiro incêndio, o ‘Airport Fire’, já destruiu, até agora, mais de 8.900 hectares. De acordo com os bombeiros locais, sete pessoas ficaram feridas no incêndio de segunda-feira.

A progressão dos incêndios foi agravada pela vaga de calor que atingiu a região, com o mercúrio a ultrapassar os 43°C nos últimos dias. No entanto, as temperaturas começaram a baixar na quarta-feira.

Com o aquecimento global, a parte ocidental da América do Norte é cada vez mais afetada por fenómenos meteorológicos extremos, como ondas de calor, secas e incêndios.

Leia Também: Estado de emergência declarado em Los Angeles devido a fogos

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Scroll to Top