Engana-se quem considera o risoto um prato complexo. Não acredita? Jamie Oliver, chef britânico, citado no Mirror, esclareceu algumas ideias erradas sobre este delicioso prato e partilhou truques simples para experimentar.
Então, o chef ensinou a fazer um risoto de ratatouille e, incialmente, aconselha que inclua na lista de ingredientes um pacote de vegetais mediterrânicos assados.
É uma forma simples de poupar tempo, afirma o chef, e basta cozinhá-los ao longo de 10 minutos, em azeite. Quando terminar retire metade para adicionar mais tarde.
Leia Também: Há um orifício no cabo da maioria dos tachos e panelas. Para que serve?
Depois tem de adicionar 300 gramas (g) de arroz de risoto, misturando-o com o azeite e os vegetais, aconselha. Logo a seguir chega a hora de adicionar o caldo. Deve “adicionar, mexer, adicionar e mexer”, explica, defendendo a “abordagem esporádica do risoto, em que se adiciona o líquido pouco a pouco”.
É um método que exige um pouco mais de atenção, mas ajuda a garantir que “o arroz amolece de forma consistente e não se cola ao fundo da panela”.
Para terminar tem de adicionar o queijo, o chef usa um de cabra, e junte os vegetais que reservou. E, “agora, desliga o fogão”, deixando o risoto ‘descansar’ assim, ao longo de um minuto, antes de servir.
Leia Também: É assim que deve guardar as maçãs para não estragarem ‘em três tempos’