O exército israelita está a espalhar o caos e a causar destruição em várias zonas do Líbano, após ter lançado centenas de ataques aéreos.
As imagens partilhadas nas redes sociais mostram várias explosões – algumas em zonas mais remotas, e outras não.
Também há vídeos que mostram grandes filas de carros formadas, levantando o véu para um novo êxodo (como o que aconteceu em Gaza) após Telavive ter intensificado os ataques.
Recorde-se que esta desordem surge depois de Telavive ter avisado que ia intensificar os ataques em algumas zonas para afetar o grupo xiita Hezbollah.
Southern Lebanon. pic.twitter.com/lPcj2LmEwD
— Hamdah Salhut (@hamdahsalhut) September 23, 2024
O balanço mais recente dá conta de que pelo menos 100 pessoas morreram em zonas do país que vão do sul até ao leste. Antes de ser conhecido o primeiro balanço de vítimas, e aos primeiros ataques, o governo libanês deu conta de que ia fechar as escolas pelo menos dois dias, nas zonas afetadas. Também os hospitais na mesma zona fecharam portas às cirurgias mais urgentes, por forma a poderem receber os eventuais feridos.
Look at all the Jewish settlers leaving with their dual passports back to Poland
Oh wait it’s Lebanese people fleeing Lebanon. pic.twitter.com/a2JaylcPoK
— 𝗡𝗶𝗼𝗵 𝗕𝗲𝗿𝗴 ︎ (@NiohBerg) September 23, 2024
A escala de tensão surge depois de vários avisos por parte de Israel, que diz “não querer” uma guerra com o Líbano, mas que aponta que tem “o direito e dever” de defender o povo.
Veja as imagens acima.
Leia Também: Número de mortos nos ataques israelitas no Líbano sobe para 100