Os Jogos Paralímpicos começaram há menos de uma semana, na capital francesa de Paris, mas Morteza Mehrzad Selakjani começa já a perfilar-se como uma das personalidades que mais atenção vai chamando por parte da imprensa desportiva internacional.
Isto porque o atleta da seleção iraniana de voleibol sentado mede, nada mais, nada menos, do que… 2,46 metros de altura, o que o torna no segundo homem mais alto do mundo, apenas superado pelo agricultor turco Sultan Kosen, que mantém a liderança deste ‘ranking’, com mais cinco centímetros.
Em declarações prestadas às plataformas oficiais da competição, o selecionador, Hadi Rezaeigarkani revelou que, nos últimos Jogos Paralímpicos, em Tóquio, o jogador teve direito a uma cama adaptada. No entanto, agora, dorme… no chão.
“Ele não tem uma cama especial, mas tem a meta mais importante na mente. Não lhe interessa se se deita no chão ou se não vai ter suficiente para comer. Ele tem a mentalidade para se tornar um campeão”, afirmou o treinador.
Hadi Rezaeigarkani foi, de resto, o homem responsável por ‘encontrar’ Morteza Mehrzad Selakjani, num ‘reality show’, em 2011, quando este tornou públicas as dificuldades por que passou, fruto de um grave acidente de bicicleta sofrido na adolescência.
Leia Também: Paralímpicos. Miguel Monteiro é de ouro e arrecada primeira medalha lusa