O mês de setembro é dos mais temidos pelas famílias. O nono mês do ano é sinónimo de regresso às aulas e com ele vêm despesas adicionais com materiais escolares.
Se há bens que são imprescindíveis e impossíveis de contornar, pode contudo adotar técnicas para poupar em alguns aspetos.
Note-se que os gastos com material escolar pode ascender aos 200 euros, pelo que aproveitar todas as dicas é fundamental para não estourar as suas contas pessoas.
Assim, siga estas indicações:
Pôr em ordem as suas finanças. Este deve ser o objetivo principal. Deve começar por rever as suas despesas e estabelecer um objetivo de poupança.
Aproveite as promoções. Muitos supermercados realizam promoções durante esta época. Tente manter-se informado sobre todas e aproveitar as que lhe dão jeito. Uma boa dica é seguir as redes sociais das suas lojas favoritas, para que se mantenha informado sobre descontos e ofertas exclusivas.
Pague em dinheiro efetivo. Cada vez mais se se recorre ao pagamento através de cartões multibanco. Apesar de prático, isso permite que muitas vezes gastemos mais do que é necessário, porque sabemos que temos esse valor na conta. Se levar o dinheiro em mãos, e se se comprometer a gastar apenas esse valor, dificilmente comprará mais do que aquilo que quer gastar.
Atente aos produtos em 2.ª mão. Existem plataformas em linha, como a Wallapop, e lojas físicas especializadas na venda de livros em segunda mão onde pode encontrar material escolar e outros artigos em bom estado e a um preço muito barato.
Cartões de pontos. Muitos retalhistas oferecem programas de fidelização que permitem acumular pontos por cada compra, que podem ser trocados por descontos ou produtos gratuitos. Estas ferramentas também dão acesso a ofertas exclusivas e cupões de desconto, ajudando a maximizar as poupanças durante a época de regresso às aulas.
Compare preços. Comparar é importante para garantir que compra os produtos aos melhores preços. A dica é verificar sempre o preço ao peso.
Evite as compras por impulso. Há alturas em que vamos às compras sem uma ideia prévia e acabamos por levar mais coisas do que realmente precisamos. É por isso que é sempre aconselhável estabelecer um orçamento e levar consigo a lista de coisas que precisa realmente.
Não desperdice sobras do ano anterior. Antes de se dirigir ao supermercado, veja se tudo aquilo que comprou no ano passado foi gasto ou se sobra material que pode ser reaproveitado.
Leia Também: Movimento quer proibir telemóveis nas escolas e fim dos manuais digitais