Tal como era de esperar, a Apple escolheu o seu evento anual de setembro – ‘It’s Glowtime’ – para desvendar oficialmente a nova geração dos seus telemóveis. Tal como aconteceu nos últimos anos, o iPhone 16 contará com um total de quatro modelos.
Mais do que novos modelos, o CEO da Apple, Tim Cook, sublinhou que o iPhone 16 foi desenvolvido “de raiz” a pensar em Inteligência Artificial (IA).
O iPhone 16 tem 6,1 polegadas, enquanto o iPhone 16 Plus está equipado com um ecrã de 6,7 polegadas. Ao contrário da geração anterior, que tinha o botão Ação disponível apenas nos modelos Pro, estes iPhone 16 contam com este botão para que o utilizador seja capaz de criar atalhos para as suas funcionalidades preferidas.
Está também presente um novo botão com o nome Camera Control, o qual o vai ajudar a ter uma experiência mais elevada de fotografia – permitindo, por exemplo, alterar o ‘zoom’ arrastando o dedo. Ao tocar neste botão duas vezes, por exemplo, é possível mudar o modo de fotografia.
Além disso, basta clicar neste botão e será apresentada informação sobre restaurantes e outros objetos que estejam diante de si – sobre os quais pode receber mais informações por via da Apple Intelligence.
A câmara do iPhone 16 e do iPhone 16 Plus tem um sensor principal “Fusion” de 48MP que é combinado com uma teleobjetiva de 12MP, assim como um sensor ultra grande angular de 12MP.
Maior e mais fino. Apple Watch recebeu a 10.ª geração do relógio
Saiba o que a tecnológica de Cupertino reservou para esta edição muito especial do seu relógio inteligente.
Miguel Patinha Dias | 18:07 – 09/09/2024
No interior do iPhone 16 e do iPhone 16 Plus está presente o processador A18, o qual a Apple diz que é 30% mais rápido e eficiente do o antecessor. Mais ainda, este processador também ajuda o telemóvel a lidar com as funcionalidades de IA que foram criadas para marcar esta geração.
Entre elas está a possibilidade de criar emojis e imagens específicas com recurso a IA generativa. Basta descrever o que gostaria de representar e terá um emoji único para si.
Esta IA também se estende à assistente digital Siri, que se mostra mais inteligente e capaz de perceber com o contexto em que se encontra. Se alguém lhe recomendar um álbum de música por via de uma app de mensagens, basta dizer que gostaria de o ouvir e a Siri vai apresentar esse álbum.
A Apple Intelligence começará a estar disponível apenas em inglês a partir do próximo mês como uma atualização gratuita, sendo que mais línguas serão disponibilizadas ao longo dos próximos meses.
Apple apresentou nova geração dos fones sem fios AirPods
A ‘Empresa da Maçã’ desvendou um modelo com cancelamento ativo de ruído.
Miguel Patinha Dias | 18:28 – 09/09/2024
[Notícia em atualização]