O plano era que Suni Williams e Butch Wilmore fossem uma semana até ao Espaço, em junho, mas as voltas saíram-lhes trocadas e acabaram por prolongar a sua convivência – por oito meses.
A dupla completou meio ano para lá da Terra na quinta-feira, e ainda tem mais dois meses de vida partilhada, já que a sua vinda está agendada para fevereiro de 2025.
Os dois astronautas seguiram a 5 de junho na nova cápsula Starliner da Boeing, naquilo que deveria ser apenas um teste. No entanto, os dois chegaram à Estação Espacial Internacional no dia seguinte, após ultrapassarem falhas no propulsor e fugas de hélio.
Posto isto, a NASA considerou que o regresso seria arriscado e acabou por adiar o regresso da dupla para o ano seguinte e, entretanto, já foram várias as missões, não relacionadas com esta, suspensas.
Regresso de astronautas adiado para 2025. Missão era de uma semana
No entanto, a NASA continua a avaliar todas as alternativas e continua a ter na Starliner uma opção preferencial.
Miguel Patinha Dias | 09:33 – 08/08/2024
Citada pela imprensa internacional, Suni Williams explicou esta semana que ambos estão bem e que “gosta de tudo aqui em cima”. “Viver no Espaço é super divertido”, referiu a mulher, durante uma videoconferência feita numa escola em Massachussets, onde vive.
Já em outubro, o ‘companheiro de cápsula’, Butch Wilmore tinha dito que “a atitude ajuda muito” neste tipo de situações e que se mantém positivo perante a situação. “Não vejo este tipo de situações como deprimentes”, apontou.
Os dois estão agora num voo da SpaceX, que está programado para regressar daqui a dois meses. Tal como outros profissionais, esta dupla treinou para situações deste tipo, imprevisíveis.
A vida (não está) em suspenso
Recorde-se que a vida continua dentro da normalidade possível para estes dois, dado que até às eleições presidenciais dos Estados Unidos não quiseram ‘faltar’.
Na altura, os astronautas mostraram-se muito entusiasmados por poderem votar, sublinhando que era “um dever” e a NASA explicou mesmo como é que isto era possível.
Votar a partir do Espaço? Sim, é possível! E NASA explica como
As eleições presidenciais dos EUA realizam-se esta terça-feira, dia 5.
Miguel Patinha Dias | 09:54 – 04/11/2024
Leia Também: NASA volta adiar envio de astronautas para a Lua