Os ultraprocessados estão no topo da lista de alimento que devemos evitar para diminuir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e até cancro, lembra a nutricionista Thaiz Brito num artigo publicado no jornal Metrópoles.
Bacon, salame, linguiça, salsicha e enchidos, por exemplo, são ricos em nitrito, nitrato e contêm um alto teor de sódio, pelo que podem aumentar a pressão arterial. Alimentos ricos em gordura como bacon, toucinho, torresmo também aumentam o risco de entupir as artérias e provocar uma má circulação sanguínea.
Leia Também: Deco alerta: O popular queijo flamengo fatiado tem um senão
Bolos e pão branco, por sua vez, possuem um alto índice glicémico associado à baixa quantidade de nutrientes e fibras. Como tal, o consumo excessivo destes alimentos pode fazer disparar os níveis de açúcar no sangue e provocar resistência à insulina, o que aumenta o risco de obesidade.
Quanto aos alimentos fritos, a nutricionista Thaiz Brito alerta que são ricos em gorduras saturadas, associadas a um risco superior de doenças cardiovasculares, nomeadamente enfarte.
Leia Também: Organismo inflamado. Os cinco sinais de ‘perigo’ a que deve estar atento