Nódoas negras, febre, dores de garganta, nódulos no pescoço, perda de peso, suores noturnos, dores nas costas, cansaço e falta de concentração podem ser sintomas de cancros do sangue, como leucemias, linfomas e mieloma, doenças que, nas suas fases iniciais, apresentam muitas vezes sinais inespecíficos, o que faz com que permaneçam “invisíveis… até se tornarem demasiado visíveis”. Este volta a ser o tema da campanha lançada pela Takeda, com o apoio da Associação Portuguesa Contra a Leucemia, da Associação Portuguesa de Leucemia e Linfomas e da Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfomas, lançada no âmbito do mês de sensibilização para os cancros do sangue, que se celebra em setembro e que apela à valorização dos sintomas e ao diagnóstico precoce destas doenças
O conceito da campanha ‘Invisível até ser demasiado Visível’ procura alertar para o facto de que, nos cancros do sangue, os sintomas frequentemente surgem de forma insuspeita e podem ser facilmente confundidos com causas mais comuns, o que pode atrasar o diagnóstico e, por consequência, o tratamento. “O que pode parecer um incômodo passageiro pode, na verdade, ser um indicativo de um problema mais sério.”
Leia Também: Cinco hábitos alimentares adotados pelas pessoas que chegam aos 100 anos
“Dores nas costas e dificuldades de concentração são frequentemente interpretados como cansaço ou resultado de um ritmo acelerado de vida. No entanto, quando esses sintomas ocorrem só por si, ou juntamente com outros sinais, como fadiga persistente, podem indicar a presença de mieloma múltiplo”, alerta a Takeda, sublinhando que este tipo de cancro afeta as células do sangue e “pode manifestar-se com sintomas que são facilmente confundidos com problemas menos graves”.
Da mesma forma, “a perda de peso e os suores noturnos são frequentemente atribuídos a uma agitação momentânea ou alterações hormonais, porém, podem ser indicativos de um infoma”. Este cancro do sistema linfático pode revelar-se através de sintomas que muitas vezes são ignorados ou minimizados.
Já as dores de garganta recorrentes e o surgimento de nódoas negras podem ser incorretamente considerados como resultado de uma infeção comum ou de um acidente. Contudo, estes sintomas podem, na realidade, sinalizar uma leucemia. “A leucemia é um tipo de cancro que afeta os glóbulos brancos e pode apresentar sinais iniciais que facilmente passam despercebidos”, refere a Takeda.
Leia Também: Nutricionista partilha chá que é saúde num copo. Ajuda a emagrecer e mais