BE quer plano de obras de emergência para tornar Porto acessível

“Não se pode esperar mais tempo. As barreiras urbanísticas são uma intolerável forma de exclusão das pessoas com mobilidade condicionada”, afirma o vereador do BE, Sérgio Aires.

 

Na proposta, a que a Lusa teve hoje acesso, e que o BE vai apresentar na reunião do executivo de segunda-feira, Sérgio Aires afirma que as pessoas com mobilidade condicionada, em cadeira de rodas ou com carrinhos de bebé “defrontam-se com demasiados obstáculos” na cidade.

Além de obstáculos a equipamentos urbanos, o BE denuncia a falta de acesso a creches, infantários, estações de metro, paragens de transporte e atravessamento “em segurança” de arruamentos.

“A ocupação sem limites do espaço público pelas esplanadas comerciais veio agravar a acessibilidade nos passeios e caminhos de peões”, observa.

Nesse sentido, Sérgio Aires propõe a criação de um plano de obras de emergência com vista a tornar acessíveis às pessoas com mobilidade condicionada os passeios, equipamentos e outras infraestruturas urbanas no próximo ano.

O vereador do BE quer ainda que o plano inclua a “harmonização” entre os passeios e a faixa de rodagem, de forma a tornar “o atravessamento seguro das ruas” da cidade.

“A fruição da cidade e o acesso às mais diversas atividades continua a ser negado a milhares de pessoas com mobilidade condicionada. É-lhes dificultado o direito a uma participação cívica ativa e integral, porque há ainda demasiadas barreiras arquitetónicas no espaço público da cidade do Porto”, acrescenta.

Leia Também: TAP. BE contesta Albuquerque, diz que é um rosto da polémica privatização

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Scroll to Top