“O que eu pretendo é que os nossos jovens, com estas políticas públicas que estamos a desenvolver, estejam preparados para serem uma geração de transformação dos Açores. Uma geração transformadora, pelo sucesso dos Açores, pela riqueza da região, e pelo talento”, insistiu o dirigente social-democrata, na sessão do encerramento da Universidade de Verão da JSD, que decorreu em Ponta Delgada.
Para José Manuel Bolieiro, para alcançar um novo patamar de desenvolvimento económico e social no arquipélago, é necessário potenciar o crescimento de novas áreas, que poderão fazer dos Açores “os melhores do mundo”.
“A nossa dimensão marítima e espacial permite-nos desenvolver, para sermos verdadeiramente transformadores, a área da transição digital, da transição energética, da economia azul, da economia verde e da economia espacial”, insistiu o líder do PSD, que é também presidente do Governo Regional de coligação (PSD, CDS-PP e PPM).
No seu entender, o talento dos jovens açorianos poderá fazer com que a região passe a ser reconhecida, mais cedo ou mais tarde, a nível nacional e europeu, em áreas emergentes.
O líder do PSD/Açores elogiou o papel que a Universidade de Verão da JSD/Açores (Juventude Social Democrata) tem tido na formação política e cívica dos jovens açorianos e na defesa de valores fundamentais como a liberdade, a igualdade e a solidariedade.
“Entre vós estão muitos líderes do pensamento crítico, do pensamento proponente, da capacidade, da ousadia e da ambição de participar. Eu fico muito feliz com isso. O vosso sucesso, do ponto de vista geracional, e do ponto de vista individual, é o meu sucesso enquanto líder do PSD”, realçou José Manuel Boleiro.
O dirigente social-democrata aproveitou a ocasião para criticar algumas publicações nas redes sociais e em artigos de opinião “encomendados”, que dão conta de “teses” que não correspondem à verdade, sobre o que se passa na região.
“É bom, de vez em quando, falarmos dos factos. Porque a pós-verdade, não pode fazer escola!”, advertiu Bolieiro, apelando ao “dever democrático, intelectual e doutrinário” dos militantes e simpatizantes do PSD, no combate às “fake news e à fantasia populista, que parece querer prevalecer”.
José Manuel Bolieiro referia-se aos dados estatísticos mais recentes, que dão conta de um crescimento da economia regional e da redução da taxa de desemprego e do risco de pobreza e de exclusão social, que mostram que os “Açores estão no caminho certo”.
“Portanto, quando há narrativas de que está tudo mal governado, a verdade e os factos desmentem essa realidade”, concluiu o líder do PSD na região, acrescentando que “quem fez pior no passado, não pode criticar quem faz melhor”, numa clara alusão ao PS/Açores, que governou na região durante 24 anos consecutivos.
A 11ª edição da Universidade de Verão da JSD/Açores, que decorreu de 29 de agosto a 1 de setembro, contou com a presença de jovens das nove ilhas da região, e teve como principal tema de debate a Economia Azul, a Agricultura e a Economia Espacial.
Leia Também: Álvaro Monjardino. Bolieiro recorda “um dos obreiros” da autonomia