O Vitória SC está fora da edição deste ano da Taça de Portugal. Num resultado muito surpreendente, o conjunto de Guimarães perdeu na receção, na noite desta quarta-feira, ao AVS, por 0-1, e falhou o acesso aos quartos de final da prova rainha do futebol português.
No Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, o clube da casa entrou da melhor maneira. Ao minuto 2, Oumar Camara rematou dentro da área depois de perda de bola avense e Simão Bertelli fez uma boa defesa. Logo depois, aos 12 minutos, Miguel Maga isolou-se pela direita, tentou assistir Nélson Oliveira, mas um corte providencial de Diogo Spencer acabou com o que poderia ser um golo cantado. Ao minuto 15, Nélson Oliveira apareceu em boa posição para rematar, mas atirou muito ao lado.
O AVS, em plena crise de resultados e de confiança e já sem João Pedro Sousa no banco de suplentes, foi aguentando a pressão do Vitória SC e chocou as bancadas do D. Afonso Henriques com um golo ao minuto 41. Simão bateu o pontapé de baliza longo, Lebedenko cometeu um erro tremendo ao aliviar para trás e Tunde ficou isolado na cara de Charles, , atirando de pé esquerdo para o fundo das redes.
No arranque do segundo tempo, e tal como tinha acontecido logo no início da partida, o francês Oumar Camara apareceu completamente sozinho na cara de Simão Bertelli e o guardião brasileiro fez a mancha de forma perfeita para evitar o golo dos vitorianos.
De seguida, e ao minuto 56, o Vitória SC teve uma grande oportunidade para empatar as contas. O remate de Noah Saviolo bateu no braço de Galleto e o árbitro Gustavo Correia apontou para a marca de grande penalidade. Simão Bertelli adivinhou o lado e defendeu o castigo máximo que foi batido por Oumar Camara. Na recarga, o francês ainda atirou para o fundo das redes, mas jogou com a mão antes do remate e o lance foi anulado.
Depois de uma saída por lesão de Tiago Galetto, que teve de ser retirado de maca do relvado, o Vitória SC atirou uma bola ao poste. À passagem do minuto 75, Alioune Ndoye ganhou nas alturas e cabeceou na direção do poste da baliza avense.
A aproximação dos minutos finais trouxe um espetáculos menos positivo em Guimarães e algumas perdas de tempo por parte da turma visitante que irritaram e muito os jogadores da equipa da casa. O Vitória SC, por seu turno, foi incapaz de quebrar a resistência defensiva do adversário e acabou por perder contra um rival que há menos de um mês tinha saído com uma goleada da visita aos vitorianos (4-0).
Com este triunfo, o AVS garantiu a passagem para os quartos de final da competição e já sabe que jogará em casa do Santa Clara ou do Sporting na próxima eliminatória.

Surpresa na Taça. Torreense afasta Casa Pia dos ‘quartos’ em Rio Maior
Equipa da II Liga cometeu a proeza de eliminar um adversário primodivisionário, com uma vitória, por 2-1, em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal. Na fase seguinte, formação de Torres Vedras vai encontrar a UD Leiria.
Luis Júnior | 20:27 – 17/12/2025