Depois de semanas de sol e calor, eis que finalmente a chuva começa a espreitar. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta segunda-feira, haverá “períodos de chuva”, ainda que seja “em geral fraca”.
O IPMA refere que nas regiões Norte e Centro, o céu vai apresentar-se “geralmente muito nublado” e haverão “períodos de chuva, em geral fraca”. No entanto, poderá intensificar-se “no Minho e Douro litoral, a partir do final da tarde”.
O vento soprará “fraco a moderado” e há também a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro em alguns locais”, registando-se ainda uma “pequena descida de temperatura, em especial a mínima”.
A região Sul apresentará um cenário semelhante. No entanto, registar-se-á uma “pequena descida da temperatura máxima”.
Hoje, segunda-feira, os distrito de Évora, Faro, Santarém e Beja vão registar a temperatura máxima mais elevada, 25ºC. Já o distrito da Guarda terá de máxima 16ºC.
Chuva está de regresso (e temperatura também vai baixar)
A semana de 20 a 26 de outubro será marcada por chuva e por uma descida da temperatura do ar, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O organismo detalhou que, na próxima semana, “prevê-se a ocorrência de precipitação devido à passagem de sucessivas ondulações frontais inseridas num fluxo do quadrante oeste”.

Chuva regressa já na próxima semana (e temperatura também vai baixar)
A próxima semana será marcada não só por chuva, mas também por uma descida da temperatura do ar, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Notícias ao Minuto | 19:48 – 18/10/2025
Até ao fim do ano, vai estar mais calor do que o normal
De recordar que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) fez a sua previsão para os próximos três meses, apontando que, neste período, as temperaturas médias mensais do ar vão ‘sofrer’ uma anomalia positiva, ou seja, vai estar mais quente do que é usual.
Segundo a análise, publicada esta quinta-feira, “para os meses de outubro e novembro a anomalia é 0.5 a 1.0 °C diminuindo para 0.25 a 0.5 °C no mês de dezembro”.

IPMA: Até ao fim do ano, vai fazer mais calor do que ‘devia’. E chuva?
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera aponta que, tanto em Portugal continental como nos Açores e na Madeira, a temperatura vai estar um pouco acima da média.
Notícias ao Minuto | 23:53 – 09/10/2025
Leia Também: A chuva não pode ser desculpa! 10 opções de treino ‘indoor’