Uma equipa de investigadores fez uma reconstituição do rosto do rei D. Dinis. Os resultados preliminares foram divulgados na terça-feira, numa cerimónia em Odivelas, no mosteiro mandado erigir pelo monarca em 1295.
Segundo Eugénia Cunha, catedrática da Universidade de Coimbra e responsável por liderar a equipa de investigadores, retrato foi realizado em 3D, “com base em dados seguros”, tendo sido executado pela Universidade de Liverpool, no Reino Unido.
Com a reconstituição facial ficou a saber-se que o rei D. Dinis (1261-1325) morreu com a dentição completa, facto raro para a época, que teria olhos azulados e a pele clara e os cabelos também de tonalidade clara, tendo sido encontrados no túmulo evidências de cabelos ruivos, castanhos claros e grisalhos.
As comemorações do 700.º aniversário da morte do rei D. Dinis começaram na terça-feira, data em que o monarca morreu em 1325, em Santarém, tendo sido sepultado no mosteiro de Odivelas, por vontade testamentária, e terminam no próximo dia 9 de outubro, coincidindo com a data do seu nascimento, em 1261, em Lisboa.
Veja as imagens do rosto de D. Dinis na galeria acima.
Leia Também: Corrida e exposição assinalam 700 anos da morte do rei D. Dinis