Deve-se obrigar as crianças a comer tudo o que têm no prato?

Já quase todas as crianças ouviram a frase: “só comes sobremesa se comeres tudo o que tens no prato”. É algo que muitos pais dizem na hora de refeição para incentivar os mais novos a comer. Será que tem um efeito positivo? 

 

Joan Brunton, médica especialista em perturbações alimentares, citada no The Independent, explica que “as crianças que têm de comer sempre tudo o que têm no prato podem ter dificuldades em reconhecer os sinais de fome e de saciedade e sentir-se controladas durante as refeições”. Isto “pode levar a dificuldades emocionais e alimentares mais tarde”.

Leia Também: Afinal, o que devemos dizer às crianças sobre o Pai Natal?

Usar frases como “limpa o prato” ou “só mais uma dentada” pode ser muito problemático, acrescenta Fiona Yassin, uma psicoterapeuta. “Se forçar o seu filho a comer mais, está a forçá-lo a ignorar os seus receptores cerebrais naturais e a comer demais.”

“É mesmo importante reconhecer o impacto que as palavras e as ações podem ter numa criança. Podem ter um impacto negativo no seu comportamento, confiança e identidade à medida que entram na adolescência.”

Leia Também: TPC nas férias? “Em muitos casos, ultrapassam o limite do razoável”

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Scroll to Top