Sim, leu bem. É importante lavar qualquer tipo de brinquedo sexual após cada utilização. Porquê? Podem acumular bactérias e outros microorganismos nocivos. Trata-se de algo especialmente necessário em brinquedos porosos.
É algo tão importante porque existe uma “miríade de bactérias e fungos que ajudam a manter a vagina saudável”, Lauren Streicher, uma médica, citada na Self.
Quando utiliza um “alguns destes microorganismos acabam por fixar-se no material” e, apesar de nem sempre serem prejudicial, são capazes de aumentar o risco de alguns problemas.
Como assim? “Digamos que tem uma infeção vaginal ou sexualmente transmissível e decide masturbar-se com um vibrador”, explica Peter Leone, outro médico. É possível que “alguns dos agentes patogénicos que causaram a infeção permaneçam na superfície do brinquedo (se não for poroso) ou entrar nos pequenos orifícios (se for poroso) e continuar a viver ali”, acrescenta.
Isto significa que quando “não limpa o brinquedo antes de o partilhar com um parceiro”, aumenta significativamente a probabilidade de lhe transmitir a infeção, alerta.
Também deve ter cuidado com as bactérias gastrointestinais. Há múltiplas bactérias no reto, como a E. coli, e podem ser transferidas para um brinquedo que se utilize por via anal (ou perto do rabo) “Se essa bactéria entrar em contacto com o seu trato urinário (ou o do seu parceiro), pode causar uma infeção”, explica.
Leia Também: O leitor perguntou: Vibradores viciam? Fazem mal?