Durou pouco tempo a alegria dos condutores ao saberem, hoje, que os preços dos combustíveis deveriam baixar na segunda-feira.
As previsões indicavam que o gasóleo deveria descer 2,5 cêntimos por litros, enquanto a gasolina simples 95 ia descer 1,5 cêntimos.
Porém, o Governo voltou a publicar uma portaria, esta sexta-feira, que estabelece um novo descongelamento da atualização da taxa do adicionamento sobre as emissões de CO2. A portaria entra em vigor na segunda-feira, o que terá implicações da descida prevista para os combustíveis.
Esta semana, recorde-se, vigorou uma taxa de carbono de 74,429 euros por tonelada de CO2, mas já a partir da próxima segunda-feira o valor passa a fixar-se nos 81 euros por tonelada.
O documento lembra que a suspensão da taxa de carbono, aprovada em 2022, se tratou de uma “medida excecional de apoio às famílias”, pelo que deverá ser progressivamente eliminada à medida que a evolução do mercado o permita.
Leia Também: Boas notícias! Próxima semana traz descida nos preços dos combustíveis