Elon Musk, dono da SpaceX, da Tesla e da rede social X, doou um total de 75 milhões de dólares (cerca de 69 milhões de euros) ao grupo America PAC, que apoia a candidatura do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump às eleições de novembro deste ano.
O dinheiro foi doado ao longo de três meses, revelam documentos federais consultados pelo jornal The Guardian, tornando-se Musk num dos maiores doadores da campanha republicana para as eleições presidenciais deste ano, em que Trump enfrentará a vice-presidente e candidata democrata Kamala Harris.
O The Guardian diz que o America PAC gastou cerca de 72 milhões de dólares (cerca de 66 milhões de euros) entre julho e setembro, procurando atrair eleitores em estados onde a luta está mais renhida, o que faz dele o grupo mais ‘gastador’ neste setor.
Segundo a agência de notícias Reuters, Musk foi, aliás, o único doador ligado a este grupo durante este período temporal.
A campanha de Trump depende amplamente de grupos externos para angariar eleitores, entre os quais se destaca este, fortemente financiado por Musk, o homem mais rico do mundo, que já expressou em repetidas ocasiões o seu apoio à candidatura do antigo presidente.
No ‘regresso’ de Trump ao local na Pensilvânia onde foi alvo de uma tentativa de assassinato neste verão, o dono da Tesla, da SpaceX e do X fez questão de marcar presença.
Leia Também: Elon Musk perdeu quase 14 mil milhões depois do último evento da Tesla