Quem disse que precisa de ir a Trás-os-Montes ou ao Alentejo para comer bons enchidos? Em Lisboa também encontra uma panóplia de restaurantes para comer boas alheira de Mirandela, presunto, paio, salpicão, morcela doce, carnes de porco com cura tradicional e não só!
Seja para passar um momento descontraído, com amigos, em família ou num almoço de negócios, alguns destes restaurantes lisboetas oferecem uma vasta gama de enchidos tradicionais e muitos tipos de carne.
Independentemente de com quem vá, reserve esse momento na agenda e desfrute desse almoço ou jantar sem o tempo contado.
Além da excelente confecção dos alimentos, estes espaços oferecem um ambiente calmo, requintado e aconchegante.
Tome nota das opções gastronómicas
Rubro
Seja no restaurante do Campo Pequeno ou no da Avenida, o Rubro apresenta mais do que um menu e ambos “representam bem o conceito gastronómico” deste restaurante, segundo referem.
O Menu Tapas garante entradas tanto quentes como frias, desde o ‘carpaccio de buey’, aos pimentos de padrón, ou cogumelos salteados, ovos rotos e não só.
Já o tradicional Menu Rubro apresenta opções de tapas e alternativas já idealizadas para jantares de grupo. O anfitrião da mesa, geralmente, é o “famoso Chuletón de Buey”, acompanhado com uma salada mista.
E se vai comer bem, não pense que a bebida fica esquecida! Aliados à confecção de carnes de produtores de qualidade, juntam-se alguns produtores de vinho portugueses que também “fazem parte da identidade do Rubro”.
Sala de Corte
Se já ouviu falar do conceito steakhouse, este restaurante poderá agradar-lhe. A Sala de Corte é a famosa steakhouse do chef Luís Gaspar, especializada em carne maturada. Segundo descrevem, “a carne é rigorosamente selecionada em produtores de raça bovina com origem certificada”.
Garantem ainda um espaço luminoso, com um ambiente elegante e descontraído. E como seria de se esperar, “a carne é a protagonista deste conceito, com uma textura, um sabor e uma suculência únicos, que resultam do processo de maturação e da passagem pelo forno Josper, que combina o carvão 100% vegetal e as altas temperaturas de um forno”.
Leia Também: Entre no Ano Novo Chinês de barriga cheia: 7 restaurantes para celebrar
Fogo
Neste restaurante do chef Alexandre Silva o conceito é assegurar que tudo é cozinhado com fogo. Neste espaço “o fogo não é um efeito especial: é uma ferramenta, um ingrediente e uma linguagem”, explicam.
Além disso, garantem “produtos portugueses e técnicas tradicionais”.
Espreite a galeria para conhecer os restantes espaços gastronómicos onde pode comer enchidos e muita carne em Lisboa.

Onde almoçar ou jantar? 18 grandes novidades que tem de experimentar
Em mais uma rubrica Acabou de Abrir, o Lifestyle ao Minuto mostra-lhe algumas das grandes novidades que abriram em todo o país. Desde restaurantes com especialidades japonesas, portuguesas e muito mais, há muito para experimentar nas próximas semanas.
Adriano Guerreiro | 11:10 – 30/01/2026