EUA anunciam que atacaram vários alvos do Estado Islâmico na Síria

As forças norte-americanas localizaram e destruíram um centro de comunicações do EI, um parque logístico chave e depósitos de armas, para o que usaram 50 projéteis de precisão lançados a partir de aviões, helicópteros e drones, especificou o Centcom.

 

Os ataques ocorreram “enquanto as forças aliadas continuam a exercer pressão militar para garantir a derrota definitiva da rede terrorista”, adiantou num comunicado.

As forças norte-americanas e os seus aliados lançaram a Operação Hawkeye Strike em resposta a um ataque do EI em Palmira no passado dia 13 de dezembro, no qual morreram dois militares da Guarda Nacional do Iowa e um intérprete norte-americano.

A 19 de dezembro de 2025, com o apoio da Jordânia, realizou-se a primeira resposta contra cerca de 70 alvos do EI em várias zonas da Síria (perto de Palmira, deserto de Raqqa e Deir ez-Zor, entre outros) e, a 10 de janeiro de 2026, teve lugar uma segunda onda de ataques em grande escala.

O terceiro ataque comunicado “demonstra a nossa abordagem e determinação constantes para prevenir um ressurgimento do EI na Síria”, declarou o almirante Brad Cooper, comandante do Centcom.

“Operar em coordenação com as forças da coligação e os parceiros para garantir a derrota definitiva do EI torna os Estados Unidos, a região e o mundo mais seguros”, acrescentou.

 Além disso, o Centcom informou que, após quase dois meses de operações seletivas, mais de 50 terroristas do EI foram abatidos ou capturados.

Leia Também: Síria. Save the Children pede “corredor humanitário” para entregar ajuda

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Scroll to Top