O Festival Linha Amarela (LA-1), que tem entradas gratuitas, é promovido pela Associação Ainda Não Tem Nome, com o apoio da Câmara de Grândola e da Direção-Geral das Artes, e pretende ser “um espaço de encontro, partilha e acesso democrático à criação artística contemporânea”.
Segundo a organização, o evento, que tem direção artística e coordenação de Joana Ferreira e Manuela Jorge, “propõe uma programação diversificada, reunindo companhias nacionais e internacionais de circo contemporâneo, teatro, dança e performance, com criações destinadas a públicos de todas as idades” e que serão apresentadas em vários espaços públicos da “vila morena”.
“Ao assumir o espaço público como palco, promove-se não só a aproximação de artistas e comunidade, como se promove o combate ao isolamento social através de uma experiência e partilha coletiva”, revelou a mesma fonte.
A organiza referiu ainda que, “ao longo de três dias, o público poderá assistir a estreias nacionais e a espetáculos de referência internacional, com propostas que cruzam a palavra, o virtuosismo, o humor e interação direta com o público”.
O Festival LA-1 arranca nesta sexta-feira, pelas 14:30, com o espetáculo de circo ‘Concorda’, da Companhia ConCorda, no pátio da Biblioteca e Arquivo Municipal, enquanto às 21:30 o Jardim 1º de Maio acolhe o espetáculo de malabarismo frutado ‘Smashed2’, dos britânicos Gandini Juggling.
No sábado, António Jorge Gonçalves vai apresentar o espetáculo de teatro ‘cientistado’ “O convidador de pirilampos”, no Cine Granadeiro (10:30), seguindo-se a estreia nacional do espetáculo de dança de acasalamento “Romeo, Romeo, Romeo’, da norte-americana Joshua Monten Dance Company, no Jardim 1º de Maio (16:00).
O mesmo local acolhe, pelas 21:30, “Une partie de soi”, da companhia de circo luso-francesa O Último Momento.
O Festival LA-1 termina no domingo, dia marcado pela estreia nacional do espetáculo de circo levitacional “La lévitation réelle”, da companhia francesa L’Immédiat, no Jardim 1.º de Maio, com sessões às 14:30, 15:00 e 15:30.
Pelas 16:30 é apresentado, no pátio da Biblioteca e Arquivo Municipal, o espetáculo de circo participativo “Damoclés”, dos franceses Cirque Inextremiste, e pelas 18:00 o Jardim 1.º de Maio acolhe a sessão de circo ‘alençolado’ “Tancarville”, dos franceses Le G. Bistaki.
A programação do festival, com entradas gratuitas em todas as iniciativas, inclui ainda oficinas ludo-coreográficas, de desenho com penas, de dança contemporânea, de acrobacias e de equilibrismo, entre outras.
Leia Também: Grândola evacua casas e corta estradas mas sem ativar plano de emergência