A atual situação de Viktor Gyokeres no Arsenal foi, esta sexta-feira, um dos temas centrais da conferência de imprensa de Mikel Arteta, de antevisão ao jogo com o Everton. O treinador espanhol manifestou total confiança nas capacidades do ex-Sporting e não se mostrou preocupado com a série de cinco jogos consecutivos sem marcar.
“É um jogador que tem feito o seu trabalho com as suas qualidades nos jogos que lhe pedem isso. O Viktor dá-nos coisas diferentes e é fantástico poder ter isso. Tal como o Gabi, que teve um impacto importante nos últimos dois jogos”, começou por dizer Arteta, citado pelo Football London, antes de ser novamente questionado sobre a adaptação do goleador sueco.
“Bom, eu penso que o nível de atenção sobre ele não mudou desde que chegou. É normal. Sabem que toda a gente estava entusiasmada por trazê-lo para o clube. E conseguimos. Trouxemos um jogador com um incrível registo de golos que teve de se adaptar à Premier League. Ele não fez pré-temporada“, lembrou Arteta, levantando o véu daquilo que foi o arranque dos trabalhos de Gyokeres no Arsenal.
“As primeiras semanas foram complicadas porque fisicamente não estava no seu melhor e é um jogador que precisa disso, tal como qualquer outro precisa para competir neste campeonato. Depois recuperou e teve um bom período, mas lesionou-se. Agora está de volta e vi muitas coisas boas nos últimos dois jogos que ele fez. Eu sei que precisamos de continuar a afinar o seu jogo um bocadinho mais em certas situações e ele tem de fazer o mesmo. Mas é tudo uma questão de tempo. Tem o nosso apoio total”, garantiu.
Questionado se Gyokeres foi apanhado de surpresa com a atenção mediática gerada pela sua chegada ao Arsenal, o treinador espanhol destacou a postura do avançado de 27 anos e recordou que os avançados têm sempre períodos de menor inspiração.
“Acho que a energia dele e o compromisso são absolutamente de topo. E aqui estamos para o ajudar porque todos já lá estivemos. Todos precisamos de tempo. Há sempre momentos e os avançados têm esses momentos, onde marcam mais ou menos golos. Precisamos de estar cá para ele“, rematou Arteta.
Investimento avultado
Viktor Gyokeres tem sido alvo de constante debate em Inglaterra também por conta da longa novela de verão protagonizada antes de chegar ao Arsenal. O jogador sueco concluiu duas épocas de grande sucesso no Sporting, mas optou por forçar a saída no último verão, não se apresentado nos treinos da equipa orientada por Rui Borges.
Depois de um braço de ferro de várias semanas, e com um pacto desmentido pelo presidente Frederico Varandas, eis que o Arsenal concordou em chegar às exigências feitas pelo Sporting.
Os gunners pagaram, assim, 65,7 milhões de euros fixos, com os leões a poderem encaixar mais 10,2 milhões mediante objetivos relacionados com o rendimento desportivo de Gyokeres em Londres.
Para já, e ao cabo de 19 jogos com a camisola do Arsenal, o goleador sueco contabiliza seis golos apontados. Nos últimos cinco ficou em ‘branco’, registo que vai tentar fulminar amanhã, sábado, na deslocação ao reduto do Everton.

Gyokeres voltou a ser anulado no Arsenal e Arteta ilibou-o: “Não chegou…”
Viktor Gyokeres viu o Arsenal derrotar o Wolverhampton ao cair do pano, porém, somou o quinto jogo consecutivo sem marcar, algo que foi comentado por Mikel Arteta após o encontro em Londres.
Miguel Simões | 15:23 – 14/12/2025