Heraskevych recebe do Shakhtar doação equivalente a medalha

A verba agora disponibilizada pelo clube do milionário Rinat Ahkmetov equivale ao prémio em dinheiro que a Ucrânia paga a atletas que conquistam a medalha de ouro em Jogos Olímpicos.

 

Vladyslav Heraskevych, atleta de skeleton, usou nos treinos em Milão/Cortina2026 um capacete com imagens de atletas ucranianos mortos na guerra desencadeada pela invasão russa da Ucrânia.

O atleta pretendia usar o mesmo capacete em competição, apesar da proibição do COI, sendo desclassificado ainda antes de competir, na passada quinta-feira.

“Vlad Heraskevych foi privado da oportunidade de competir pela vitória nos Jogos Olímpicos, mas regressa à Ucrânia como um verdadeiro vencedor”, afirma o presidente do Shakhtar, Rinat Akhmetov, em comunicado do clube.

Heraskevych chegou a recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto, poucas horas antes das duas últimas descidas da sua prova, em Cortina d’Ampezzo, mas perdeu o recurso.

O COI defendia que ele não podia usar o capacete em prova e sugeriu que usasse uma braçadeira preta em competição e exibisse o capacete antes e depois da corrida. A utilização durante a competição violaria as regras que proíbem manifestações políticas nas áreas de competição.

Ucraniano banido dos Jogos Olímpicos de Inverno por causa do capacete

Ucraniano banido dos Jogos Olímpicos de Inverno por causa do capacete

O atleta ucraniano de ‘skeleton’ Vladyslav Heraskevych foi hoje banido da competição nos Jogos Olímpicos de Inverno Milano-Cortina2026 ao recusar usar outro capacete que não o seu, que honrava atletas mortos na guerra com a Rússia.

Lusa | 09:13 – 12/02/2026

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Scroll to Top