Hutis dizem que ataques dos EUA mataram cinco pessoas

Em comunicado, o grupo xiita referiu que os ataques visaram uma fábrica na zona industrial de al-Sawari, assim como zonas das províncias de Saada e Hodeidah.

 

As zonas dominadas pelos rebeldes do Iémen têm sido alvo de ataques quase diários atribuídos aos Estados Unidos.

Washington lançou uma campanha aérea contra os Hutis a 15 de março para acabar com as ameaças aos navios no Mar Vermelho.

Desde então, os rebeldes lançaram ataques contra navios militares norte-americanos e contra Israel, alegando estar a agir em solidariedade com os palestinianos em Gaza.

Os ataques dos rebeldes tinham cessado com a trégua de 19 de janeiro entre Israel e o grupo armado palestiniano Hamas, mas foram retomados depois de Israel ter reiniciado a ofensiva em Gaza a 18 de março.

Cerca de 12% do tráfego marítimo mundial passa pelo Mar Vermelho. Os ataques dos Hutis obrigaram muitas companhias a fazer longos desvios, contornando África pelo sul.

Leia Também: Hutis reivindicam ataques a Israel: “Operação militar direcionada”

Fonte: www.noticiasaominuto.com