Irão nega ter dado aos Hutis mísseis que atingiram Israel

O presidente do Irão, Masoud Pezeshkian, negou que o país tenha enviado mísseis para os rebeldes Hutis do Iémen.

 

“Esse míssil que lançaram [contra Israel], nós nem o temos no Irão”, disse, citado pela agência de notícias Al Jazeera, em conferência de imprensa.

“Não temos esse tipo [de mísseis]”, garantiu, após os Hutis terem disparado um alegado míssil balístico hipersónico contra Israel, no domingo.

Pezeshkian admitiu, porém, que os grupos estão “coordenados”. “Ajudamo-nos, e temos uma visão comum contra Israel, que está a cometer genocídio e a matar mulheres, crianças, idosos e jovens. O mundo está a assistir à medida que o genocídio se desenvolve, e ninguém está a travá-lo”, disse.

O exército israelita confirmou que um míssil ‘superfície-superfície’ foi lançado de manhã cedo contra o território israelita e que provavelmente se desintegrou em pleno voo, não causando vítimas.

Os xiitas islâmicos Hutis, aliados do Irão, reivindicaram o lançamento de um novo “míssil balístico hipersónico” que, segundo o grupo, atingiu com sucesso um alvo militar perto de Telavive.

As forças israelitas confirmaram que lançaram vários intercetores para tentar impedir o voo do míssil e estão a estudar os efeitos que tiveram.

De acordo com os Hutis, as defesas antiaéreas israelitas não conseguiram parar o míssil.

Leia Também: Netanyahu recorda aos Hutis bombardeamento israelita em Hodeida

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Scroll to Top