Lavrov em Malta, na 1.ª visita a um país europeu desde o início da guerra

Esta é a primeira visita do chefe da diplomacia russa a um país da União Europeia (UE) desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

 

Na véspera da reunião, as autoridades maltesas revogaram o visto de Zajárova, uma atitude “sem precedentes”, segundo a Russian Foreign Affairs.

A delegação russa deverá chamar especial atenção dos presentes na reunião da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) para a emissão de vistos para representantes russos participarem nos eventos da organização, confirmou o ministério.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, também deverá participar no Conselho Ministerial de Malta, país que este ano detém a presidência da OSCE.

Há assim boas hipóteses de os dois se encontrarem na sessão plenária de hoje, ao contrário do ano passado, quando Lavrov acusou o norte-americano de “cobardia” por ter deixado Skopje, onde decorreu a reunião, antes de esta começar oficialmente.

A última reunião entre os ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia e dos Estados Unidos ocorreu em março de 2023, à margem da cimeira do G20, e durou apenas 10 minutos, segundo a imprensa.

A OSCE, a maior organização de segurança do mundo, é um dos cenários em que é mais palpável a tensão que vem crescendo há anos entre o Ocidente e a Rússia, e que disparou depois da guerra na Ucrânia.

Desde então, a grande maioria dos 57 países membros, da América do Norte, Europa e Ásia Central, têm estado unidos na sua condenação da ofensiva russa e da colaboração bielorrussa, e no apoio a Kiev.

A presença de Lavrov na reunião ministerial do ano passado fez com que a Ucrânia e os países bálticos não enviassem os seus ministros em protesto.

Leia Também: MNE ucraniano vai à reunião da OSCE em Malta onde é esperado Lavrov

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Scroll to Top