Para aumentar a força, ganhar saúde e manter a forma, o exercício físico é fundamental. Para pessoas acima dos 50 anos, alguns tipos de treino pode ser menos indicados, mas existem exercícios que podem ser feitos sem qualquer problema e com ótimos resultados.
O website Eat This, Not That falou com a personal trainer Abbie Watkins para perceber que exercícios os homens com mais de 50 anos deveriam fazer para manterem-se em forma e com mais força.
“Embora realizar sessões de treino de força algumas vezes por semana seja benéfico, movimentar-se diariamente é essencial para manter a massa muscular, promover a saúde das articulações e melhorar a coordenação neuromuscular”, começa por dizer.
Os exercícios ideais para pessoas com mais de 50
“Esses benefícios para a saúde são especialmente importantes para homens com mais de 50 anos, cuja capacidade de recuperação pode ser um pouco menor, mas que ainda beneficiam muito do estímulo mecânico regular para manter a força”, continua Abbie Watkins. Saiba em que deve apostar.
Leia Também: É seguro treinar quando está com dores musculares? Fisioterapeuta explica
1- Agachamentos com o peso do corpo
“O agachamento com o peso do corpo é um exercício diário indispensável para homens com mais de 50 anos, pois trabalha as pernas, os glúteos e o abdómen, além de ajudar em movimentos cotidianos como levantar e sentar.”
2- Flexões
“Fazer este exercício clássico com o próprio peso corporal diariamente manterá o seu peito, ombros, braços e abdómen fortes, sem afetar as suas articulações.”
3- Ponte de glúteos
“Exercícios focados na zona das ancas protegem a região lombar e ajudam a manter a força, o que é essencial para um envelhecimento saudável.”
4- Elevações de braços com bandas elásticas
“É um excelente exercício para fortalecer as costas e os bíceps. Praticar diariamente pode ajudar a combater a postura curvada que muitas vezes se desenvolve com a idade.”
5- Prancha
“A prancha é um exercício clássico que fortalece o core e que contribui para a saúde da região lombar, reduz o risco de lesões nos movimentos diários e fortalece os músculos da zona abdominal.”
6- Subir degraus
“É um exercício simples para fortalecer as pernas, melhorar o equilíbrio e a saúde das articulações após os 50 anos, já que simula movimentos comuns do dia a dia, como subir escadas.”

É normal ficar cansado depois de subir escadas? Especialistas esclarecem
Subir escadas pode ser algo cansativo, mas é normal ficar sem fôlego só com alguns degraus? O que pode significar? Alguns especialistas deixam explicações sobre o que está em causa.
Adriano Guerreiro | 07:11 – 27/01/2026