A Nintendo faz esta segunda-feira, dia 23 de setembro, o seu 135.º aniversário. A empresa é conhecida hoje em dia por ser uma das maiores no mundo dos videojogos, com ‘franchises’ que vão desde ‘Super Mario’ e ‘The Legend of Zelda’ até ‘Pokémon’.
Apesar de ser hoje em dia sinónimo de consolas de videojogos, a Nintendo teve o seu começo em 1889 como uma empresa que produzida cartas Hanafuda – cartas de jogar japonesas que, na altura, eram feitas à mão.
A empresa nipónica foi fundada por Fusajiro Yamauchi em Quioto e, no começo, tinha como nome Yamauchi Nintendo. Este nome só foi alterado em 1963 para Nintendo Co., Ltd., uma mudança que acompanhou o facto de a Nintendo ter começado a produzir jogos além das cartas pelas quais era conhecida.
No entanto, foi só em 1983 que a Nintendo lançou no Japão a sua primeira consola – a Family Computer (Famicom) que, em 1985 com o lançamento nos EUA, se tornou mais conhecida por Nintendo Entertainment System (NES). A sucessora – a Super Nintendo – continuou este caminho de sucesso nas consolas caseiras, com outro grande momento para a empresa a ter sido o lançamento da sua primeira portátil, o Game Boy, em 1989 no Japão e nos EUA.
O resto, como se diz, é história. Atualmente, a Nintendo tem na consola Switch uma das plataformas de videojogos mais vendidas de sempre. Atualmente a Switch já conta com mais de 143,2 milhões de unidades vendidas e, acredita-se, poderá mesmo superar a Nintendo DS (na segunda posição com 154,02 milhões de unidades vendidas) e a PlayStation 2, que continua a ser até hoje a consola mais vendida de sempre com mais de 155 milhões de consolas vendidas.
Entretanto, a Nintendo encontra-se a preparar o anúncio oficial da sua próxima consola que, de acordo com os rumores, será anunciada até ao final do atual ano fiscal da Nintendo que termina no primeiro trimestre de 2025.
Leia Também: Fuga de informação pode ter revelado sucessora da Nintendo Switch