Nuno Espírito Santo admitiu, este domingo, que a derrota caseira do West Ham frente ao Aston Villa (2-3) foi particularmente dolorosa para os jogadores e adeptos. O treinador português lamentou que os hammers não tenham conseguido segurar a vantagem obtida por duas vezes no encontro e disse ter já identificado os erros que teimam a manter-se no processo defensivo.
“Não controlámos o jogo e perdemos uma bola que era nossa. Marcámos, mas o lado negativo é que sofremos três golos que realmente nos penalizaram“, começou por dizer Nuno Espírito Santo, na flash interview da Sky Sports, citado pela BBC, prosseguindo.
“O Aston Villa tem bons jogadores e talento individual, mas nós devíamos ter defendido melhor contra eles”, apontou o técnico de 51 anos.
Nuno Espírito Santo foi mais longe na sua análise e pediu aos jogadores que retifiquem os erros cometidos ao longo dos últimos jogos do West Ham.
“Hoje estamos tristes e é doloroso para nós e para os nossos adeptos porque não conseguimos ganhar este jogo em casa. Temos de retificar os erros que continuamos a fazer na nossa organização defensiva. Há um longo caminho a percorrer e temos de fazer a nossa parte para darmos a volta à situação”, rematou o treinador português dos hammers.
Série negativa ganha forma
Com esta derrota, o West Ham elevou, assim, para cinco os jogos consecutivos sem conhecer o sabor da vitória. São já três empates e duas derrotas em rondas consecutivas da Premier League que ajudam a explicar o atual 18.º lugar na tabela classificativa.
Significa isto que o clube de Londres encontra-se abaixo da linha de água e em zona de descida, sob pena de ver o Leeds, que está um lugar acima distanciar-se, ainda mais, caso consiga pontuar este domingo na visita ao Brentford.
Para já o West Ham soma 13 pontos ao cabo das primeiras 16 jornadas e apenas está à frente de Burnley (10 pontos) e Wolverhampton (dois pontos). Acima na tabela está o já referido Leeds está no 17.º posto com 15 pontos.
Na próxima jornada a tarefa de NES e companhia não se revela fácil, uma vez que o calendário impõe uma visita ao Manchester City de Bernardo Silva, Matheus Nunes e Ruben Dias que, refira-se, vive um momento de grande fulgor na temporada.
Este domingo, os cityzens derrotaram, sem grandes problemas o Crystal Palace (3-0), dias depois de visitarem e baterem o Real Madrid (2-1), na Liga dos Campeões.
Mateus Fernandes supersónico
A única boa notícia desta derrota do West Ham foi o golo de Mateus Fernandes, médio português que continua a dar sinais de total valia na Premier League e a captar a atenção do selecionador nacional Roberto Martínez.

Mateus Fernandes desbloqueia West Ham-Aston Villa… aos 29 segundos
Mateus Fernandes ‘roubou’ a bola a Ezri Konsa e colocou o West Ham, de Nuno Espírito Santo, em vantagem sobre o Aston Villa, logo à passagem do minuto inaugural do jogo da 16.ª jornada da Premier League.
Notícias ao Minuto | 14:18 – 14/12/2025
O jovem formado no Sporting abriu o marcador frente ao Aston Villa aos 29 segundos (!) de jogo e apontou mesmo aquele que é, até ao momento, o golo mais rápido na presente edição na Premier League.
Leia Também: Mateus Fernandes desbloqueia West Ham-Aston Villa… aos 29 segundos