A Sony desvendou oficialmente esta terça-feira, dia 10, a PlayStation 5 Pro – a versão mais avançada da sua atual consola de videojogos. Na apresentação marcou presença Mark Cerny, o responsável pela arquitetura da PlayStation 5 que explicou todos os detalhes da plataforma.
Cerny explicou algumas das novidades que a PlayStation 5 Pro pode oferecer aos jogadores, notando esta versão nasce de conversas com os produtores e do que pretendem da consola.
Foi aqui que Cerny explicou que os jogos da atual geração dizem respeito à divisão entre os modos Fidelity e Performance – com o primeiro a ser dedicado a maximizar a resolução e o segundo a tornar a jogabilidade tão fluida quanto possível.
No que diz respeito à PlayStation 5 Pro, Cerny explicou que a consola tem um GPU maior, ‘Ray Tracing’ mais avançado e ‘machine learning’ para apresentar mais resolução. Estes princípios serão aplicados a jogos existentes no mercado (como ‘Marvel’s Spider-Man 2’ e ‘Ratchet & Clank: Rift Apart’), os quais podem ser atualizados para tirarem total partido das capacidades da nova consola
No caso de ‘Gran Turismo 7’, Cerny referiu que os jogadores poderão contar com ‘ray tracing’ durante a jogabilidade. Os mesmos benefícios aplicam-se a a ‘Hogwarts Legacy’.
A PlayStation 5 Pro custará 799,99 euros e será lançada no dia 7 de novembro.
[Notícia atualizada às 16:10]